quarta-feira, 25 de julho de 2012

Urim e Turim

Urim e Tumim (do hebraico אורים ותמים luzes e perfeições) é o nome dado à um processo de adivinhação utilizado pelos antigos israelitas para descobrir a vontade de Deus sobre determinado evento.

Referências bíblicas:
Ex 28:30
Lev 8:8
Num 27:21
Dt 33:8
1Sm 28:6
Es 2:63
Ne 7:65




O Urim e Turim fazia parte da veste sacerdotal o  Hosher e era composto de 12 pedras preciosas com os nomes das 12 tribos de Israel.

A placa peitoral que utilizava era dobrada ao meio, formando um bolso onde ficava um pergaminho contendo o nome de Deus.
Este nome fazia com que certas letras gravadas sobre as pedras preciosas acendessem de acordo com as questões perguntadas. Aquele que desejava uma resposta (e apenas questões de relevância dentro da comunidade israelita poderiam ser perguntadas) ia ao sumo sacerdote. Este virava-se para a Arca da Aliança, e o inquiridor de pé atrás do Sumo-Sacerdote fazia a pergunta em voz baixa. O sumo sacerdote, olhando para as letras que se acendiam, era inspirado para decifrar a resposta de Deus. A Tradição é unânime em afirmar que foram utilizados até a destruição do primeiro Templo, quando pararam de funcionar.

Quando Ana foi orar no templo o sacerdote consultou o Urim, porém as letras que se acenderam em hebraico eram parecidas com a palavra bêbada, mas trocando-se uma letra de lugar a palavra seria bem.


Nenhum comentário: