domingo, 22 de julho de 2012

Instrumentos da Bíblia


Quando lemos a Bíblia nos deparamos com alguns instrumentos interessantes, sejam eles utilizados para a guerra ou adoração, para facilitar a visualização e o entendimento bíblico coloquei alguns deles abaixo a nível simplesmente de curiosidade.


Funda de Davi


Basicamente, uma funda consiste em uma correia ou corda (de couro ou, nos dias de hoje, até mesmo de material sintético) que tem (não obrigatoriamente) no centro uma “baladeira” (pedaço de couro ou outro material resistente em que se deposita a pedra). Em uma ponta da corda ou correia, um laço ou anel que se prende ao dedo médio. A outra ponta é segura pela mesma mão. Rodando a funda usando o peso em sua extremidade (na baladeira), a pedra recebe uma força tal que, quando é solta a ponta sem laço, percorre um grande espaço em grande velocidade, com enorme força de impacto. 
Uma funda é um instrumento por demais simples e primitivo, mas requer uma perícia que depende de muita preparação e inteligência. Se a pedra for solta no momento errado, na posição errada do círculo que ela faz ao ser rodada, pode ir para outro lado que não o desejado. 

De nada adiantam as melhores armas nas mãos de quem não as manuseie com perícia. Para isso, o fundibulário aprende, instintivamente, a calcular a velocidade certa, conforme a distância, a intensidade e a direção do vento e até mesmo o tamanho certo da pedra, para que ela corte o ar com eficiência e atinja o ponto desejado. As pedras usadas para fundas eram, geralmente, redondas, escolhidas com cuidado entre seixos rolados de rios (como Davi o fez, no riacho de Elá).

Lira
Genesis 4:21 nos conta que da descendencia de Caim nasceu Jubal,filho de Lameque, sete gerações depois de Adão.
Ele inventou a lira (kinnor)e a flauta (ugav). 

Jubal tinha um irmão, Tubal-Cain, o qual é conhecido por nós como aquele que fabricava ferramentas de bronze e de ferro.
Tem sido assumido, de forma geral, que ele provavelmente deve ter tentado construir os primeiros instrumentos de metal, tais como a trombeta. 
Os instrumentos encontrados eram típicos de um contexto nômade. Eles eram pequenos e portáteis, e fabricados com materiais encontrados facilmente no contexto geográfico e econômico do nomadismo: juncos, peles de animais, madeira, cascos de tartaruga, etc. Eram tocados ou como instrumentos solo ou usados para acompanhar o canto.
A lira também foi o instrumento usado por David para afastar os maus espíritos do Rei Saul.


Que nosso soberano mande estes seus servos procurar um homem que saiba tocar a lira. Quando o espírito maligno se apoderar de ti, o homem tocará a lira e tu te sentirás melhor". 
E Saul respondeu aos que o serviam: "Encontrem alguém que toque bem e o tragam até aqui".
Um dos funcionários respondeu: "Conheço um dos filhos de Jessé, de Belém, que sabe tocar lira. É um guerreiro valente, sabe falar bem, tem boa aparência e o Senhor está com ele".Então Saul mandou mensageiros a Jessé com a seguinte mensagem: "Envie-me seu filho Davi, que cuida das ovelhas". 
1 Samuel 16:16-19

Shofar

O nome Jubal (yuval = chifre de carneiro) traz em si uma referência ao mais destacado dos instrumentos em Israel, a saber, o shofar (chifre de carneiro).

O shofar é feito de um chifre de animal casher (considerado limpo). Qualquer chifre pode ser usado para o shofar, exceto vaca ou touro, pois estes chifres são chamados em hebraico de "keren" e não shofar, e também porque seu chifre poderia remeter ao Bezerro de Ouro que os filhos de Israel fizeram no deserto, ao deixarem o Egito.

Geralmente, e de preferência, o shofar é feito de um chifre de carneiro, em memória do carneiro que foi oferecido em lugar de Yitzhak (Isaac), que permitiu-se ser atado e colocado sobre o altar como um sacrifício a Deus.

O Shofar emite três sons característicos: Tekiá – um som contínuo, como um longo suspiro; Shevarim – três sons interrompidos, como soluços; Teruá – nove (ou mais) sons curtíssimos como suspiros entrecortados em prantos.

Estes sons do shofar evocam e expressam sentimentos de profundo pesar pelas más ações que cometemos no passado. É também uma conclamação às armas, como um tambor de guerra. Para os judeus a função mais importante dos sons do shofar é inspirar a alma e provocar vibrações extraordinárias no coração, ativando o sentimento do arrependimento e humildade. O shofar diz que nunca é demasiado tarde para começar. Deus sempre perdoa o passado ao tomarmos boas decisões para o futuro.

Tekiáh – Longo/Curto – Usado para Festas e para Adoração
(Anuncia a Majestade do Senhor Rei de Israel, aquele que nos deu a promessa do Reino e sua recompensa aos Justos) O Tekiáh tambem nós dá uma mensagem que relata o ensino bíblico de separação entre o Homem e seu criador. Recorda-nos no dia em que o homem pecou contra Elohim no Éden e ocorreu uma grande separação. Essa é a razão do som cumprido, é a grande separação entre Elohim e os Homens. 

Shevarim – 3 Toques Tekiáh – Usado para anunciar a entrada de um Rei e para clamar o povo ao arrependimento e a santidade, esse toque também expressa o gozo interior em meio as aflições do mundo, certos de que finalmente o Reino dos céus será implantado em toda terra. Toda vez que o Shevarim é tocado, afirmamos nossa fé no retorno e na entrada do Rei Messias. 

Teruah – 1Tekiáh seguidos de 9 Stacato (Toque Breves) – Usado para Guerra e para Clamar ao Povo Arrependimento e Tristeza pelo Pecado em nossos Corações – Esse toque nos chama a despertar do sonho e a reflexão profunda de nossas vidas diante do Senhor. O Teruah e como uma voz que nos convida para analisarmos retrospectivamente e ver como estamos em nossa relação com Deus e com nosso próximo. Esse toque também nos revela a dor imensa que sentiu Adonai quando o Homem pecou contra Ele. Os nove sons representam as Lagrimas do Eterno pelo Pecado no coração do povo.

Tekiáh Gedolahl – 1 Tekiáh Longo (O Grande Toque) – Usado para anunciar o Juízo de Deus e Simboliza também Alegria pois o Senhor Perdoou nossos pecados e por isso somos Livres Para Adorá-lo !


Trombetas de Prata
Eram feitas de prata batida e somente os sacerdotes poderiam usa-la.
Encontramos a referencia dessas trombetas no livro de Números 10. Havia também a ordenança da festa das trombetas em Num 29 e Lv 23: 

Disse mais o Senhor a Moisés:
 Faze-te duas trombetas de prata; de obra batida as farás, e elas te servirão para convocares a congregação, e para ordenares a partida dos arraiais. 
Quando se tocarem as trombetas, toda a congregação se ajuntará a ti à porta da tenda da revelação.Mas quando se tocar uma só, a ti se congregarão os príncipes, os cabeças dos milhares de Israel.
Quando se tocar retinindo, partirão os arraiais que estão acampados da banda do oriente.
Mas quando se tocar retinindo, pela segunda, vez, partirão os arraiais que estão acampados da banda do sul; para as partidas dos arraiais se tocará retinindo.
Mas quando se houver de reunir a congregação, tocar-se-á sem retinir:Os filhos de Arão, sacerdotes, tocarão as trombetas; e isto vos será por estatuto perpétuo nas vossas gerações.
Ora, quando na vossa terra sairdes à guerra contra o inimigo que vos estiver oprimindo, fareis retinir as trombetas; e perante o Senhor vosso Deus sereis tidos em memória, e sereis salvos dos vossos inimigos.
Semelhantemente, no dia da vossa alegria, nas vossas festas fixas, e nos princípios dos vossos meses, tocareis as trombetas sobre os vossos holocaustos, e sobre os sacrifícios de vossas ofertas pacíficas; e eles vos serão por memorial perante vosso Deus. Eu sou o Senhor vosso Deus.

Em II Crônicas 5:12 lemos por exemplo, que no templo de Salomão, pelo menos 120 sacerdotes tinham uma delas.

Portanto elas serviam;
- para avisar que o inimigo se aproximava
- para convocar o povo para a guerra
- para convocar o povo para as Festas do Senhor
- para avisar ao povo sobre a escolha de um novo rei

O toque do shofar ou da trombeta é profético, pois para cada uma destas ocasiões havia uma preparação da parte do exército ou do povo quando ouvia o toque do shofar. Mas também devemos saber que cada toque (para cada ocasião em especial) tinha um significado. E o povo de Israel, aprendeu a discernir cada toque!
Em Apocalipse, ou livro das Revelações, as trombetas também vão adquirir um papel importante nos acontecimentos futuros.


Queixada de Sansão

Ossos que serviram de instrumento de guerra de Sansão.

E achou uma queixada fresca de um jumento, e estendeu a sua mão, e tomou-a, e feriu com ela mil homens. Então disse Sansão: Com uma queixada de jumento, montões sobre montões; com uma queixada de jumento feri a mil homens.
E aconteceu que, acabando ele de falar, lançou a queixada da sua mão; e chamou aquele lugar Ramate-Leí. Juízes 15:15-17

Nenhum comentário: