Cada mês do ano judaico tem sua Tribo representada.
Rosh Hodesh – Chodesh- Lua nova- Celebrada todo primeiro dia dos meses do ano. No Início de cada mês, tocavam trombetas, lembrando-se da criação do mundo.
Pesah – Páscoa – celebrada no dia 15 de Nisan (Abril). A palavra significa "passagem" ou " passar por cima". É a recordação memorial de que um dia foram escravos no Egito, mas foram libertos por Deus, do seu cativeiro, conforme narração no livro de Êxodo.
Shavuot – Festa de Pentecostes – celebrada no dia 6 de Sivã (Junho). Shavuot, significa “semanas”. Aqui se encerrava o período comemorativo que se iniciava na páscoa.Este feriado é conhecido por “Festa das Primícias” (Chag HaBikurim) que era o término da colheita de cereais. Era celebrado cinqüenta dias após a páscoa. Foi nessa data que Moises recebeu "os dez mandamentos" e foi numa dessas festas que veio sobre a igreja o batismo no Espírito Santo.
Rosh Hashaná- (cabeça do ano) Festa das Trombetas – Toque do shofar. 1 e 2 dia de Tishrei. É o nome dado ao ano-novo. Segue-se 10 dias conhecidos como Aseret Yemei Teshuva – dias de arrependimento, culminando no dia de Yom Kipur. O ano novo judaico é um período de reflexão, em que Deus inicia o julgamento de cada ser humano conforme suas ações. A data celebra o aniversário da criação do homem, no 6º dia da Criação do Mundo.
Origina-se da palavra “Pur”, sorteio. Referente a data em que Haman sorteou e marcou para o aniquilamento do povo judeu, quando então foi salvo pela revelação da rainha Ester ao rei Assuero o plano de Haman.
Comemora-se com grande alegria e muitas fantasias.
Ano Sabático- A cada 07 anos- era descanso da terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário