quarta-feira, 18 de julho de 2012

Festas de Israel



Festas e dias importantes de Israel:
Cada mês do ano judaico tem sua Tribo representada.

Rosh Hodesh – Chodesh- Lua nova- Celebrada todo primeiro dia dos meses do ano. No Início de cada mês, tocavam trombetas, lembrando-se da criação do mundo.

Pesah – Páscoa – celebrada no dia 15 de Nisan (Abril). A palavra significa "passagem" ou " passar por cima".  É a recordação memorial de que um dia foram escravos no Egito, mas foram libertos por Deus, do seu cativeiro, conforme narração no livro de Êxodo.

Omer – Primícias da Colheita – é o período que vai do dia seguinte da Pesah, até Shavuot. Neste período, são oferecidos feixes das primícias da colheita da cevada.

Shavuot – Festa de Pentecostes – celebrada no dia 6 de Sivã (Junho). Shavuot, significa “semanas”. Aqui se encerrava o período comemorativo que se iniciava na páscoa.Este feriado é conhecido por “Festa das Primícias” (Chag HaBikurim) que era o término da colheita de cereais.  Era celebrado cinqüenta dias após a páscoa. Foi nessa data que Moises recebeu "os dez mandamentos" e foi numa dessas festas que veio sobre a igreja o batismo no Espírito Santo.

Sukkot – Festa da tenda ou das Cabanas – iniciava-se no dia 15 de Tishri (outubro) e se estendia ate o dia 21 do mês. Relembrava aos Hebreus que YAHWEH um dia os tirou do Egito e os fez habitar em tendas no deserto. É o dia que se reafirma que todo homem dependia de Deus. Aponta para um dia que Deus será proclamado O Rei. Segundo a tradição judaica, nesse dia, Deus determina a quantidade que cairá no ano seguinte.

Rosh Hashaná- (cabeça do ano) Festa das Trombetas – Toque do shofar. 1 e 2 dia de Tishrei. É o nome dado ao ano-novo. Segue-se 10 dias conhecidos como Aseret Yemei Teshuva – dias de arrependimento, culminando no dia de Yom Kipur. O ano novo judaico é um período de reflexão, em que Deus inicia o julgamento de cada ser humano conforme suas ações. A data celebra o aniversário da criação do homem, no 6º dia da Criação do Mundo.

Yom Kippur – Dia do perdão – 10 de Tishri (Outubro). A celebração dessa festa, inicia-se antes do por-do-sol e termina no anoitecer do dia seguinte. É um período de jejum em que a nação busca o perdão de Deus. Somos pecadores, mas Deus é rico em perdoar.

Purim – “Dia de Mardoqueu” – Dia 14 de Adar (março). É uma comemoração e também ação de graças, alusivas ao livramento que Deus deu ao seu povo, nos dias do rei Assuero.
Origina-se da palavra “Pur”, sorteio. Referente a data em que Haman sorteou e marcou para o aniquilamento do povo judeu, quando então foi salvo pela revelação da rainha Ester ao rei Assuero o plano de Haman.
Comemora-se com grande alegria e muitas fantasias.

Shabat – Sábado – Dia de Santidade e descanso. É um memorial à criação e em sinal do pacto entre Deus e seu povo Hebreu. O shabat começa antes do por do sol de sexta feira e vai até o inicio da noite de sábado.

Ano Sabático- A cada 07 anos- era descanso da terra.

Jubileu- 50 anos


Nenhum comentário: