quinta-feira, 6 de junho de 2013

O Silencio de Adão

Em seu livro "O Silencio de Adão" Larry Crabb aborda o assunto da masculinidade de uma forma bem interessante. Creio que é pertinente ao homem entender um pouco sobre sua virilidade. Portanto transcrevo alguns trechos do livro a fim de colaborar com ambos os sexos na compreensão da sua identidade.

Algo foi perdido. Há algo errado com os homens. Algo bom que Deus colocou dentro de cada homem. Como forma de introduzir minha compreensão da masculinidade, pense na masculinidade como uma energia- um impulso natural dentro do coração de todo homem.

Homens pouco viris
Quando a energia masculina não é liberada, quando é suprimida ou distorcida, os homens:
1-Sentem-se impotentes- por isso compensam dedicando-se a controlar alguma coisa. Tornam-se homens agressivos
2- Zangam-se- experimentam fúria e se convencem de que vingança lhes é devida. Tornam-se homens abusivos.
3-Aterrorizam-se- vivem com um terror para o qual não há solução ou escape, apenas alívio. eles atenuam o terror com prazer físico e tornam-se viciados.

Muitos homens estão trilhando um caminho que, pensam, os levarão ao usufruir da legitima masculinidade, pode demorar até que percebam que o caminho que estiveram seguindo libera energia masculina mais corrupta que genuína.


 Homens viris
1- Sabe que é forte e nao importente. Sua vocação de refletir Deus, em sua forma de se relacionar, os motiva mais do que seu desejo por poder ou medo de impotência.
2-Não se sentem ameaçados (paz). Sua tristeza e solidão desperta uma compaixão pelas pessoas. É manso, não fraco, cujo poder é controlado para bons propósitos.
3-Não é viciado, ele trata o corpo com severidade para evitar o perigo de submeter-se a um poder alheio. Ele luta pesado contra seu desejo implacável de prazer. Ele se move de acordo com um plano.

O que está errado com homens?
Todo homem se debate com um silêncio profundo e escolhido. Os homens querem amar e ser amados, mas se sentem interiormente bloqueados. Algo não permite que suas emoções e sentimentos venham para fora.

Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: "Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’? "
Respondeu a mulher à serpente: "Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ".
Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão!
Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal".
Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.
Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se. 
Gênesis 3:1-7

Ao longo da história, a Igreja tem culpado Eva pela queda da raça humana. A maior parte das pessoas presume que, enquanto a serpente e Eva conversavam, Adão estava em outro lugar. Tem sido ensinado que Eva deu o primeiro passo para pecar contra Deus, e que Adão apenas seguiu o seu exemplo. Mas e se Adão estivesse ali com Eva durante toda a conversa? E se sua desobediência começou, não quando comeu do fruto, mas, quando se recusou a falar com a serpente ou com sua esposa?

Se Adão esteve presente e se calou. A interpretação de Gn talvez tenha permitido que os homens culpem as mulheres por seus problemas- exatamente como Adão culpou Eva- e não assumam responsabilidade por seus fracassos. Então seu silêncio se torna um pecado.

Adão foi um homem passivo, ele esteve fisicamente presente, mas, emocionalmente ausente. Adão foi passivo 3 vezes. ele ouviu a serpente, ouviu a esposa, aceitou o fruto e, então, comeu. A Palavra de Deus suscitou a Criação do caos, o silêncio de Adão trouxe o caos de volta a Criação. Deus usou a linguagem para estabelecer um relacionamento; Adão usou o silêncio para destruir o relacionamento. Adão o portador da imagem de Deus, não refletiu o seu Deus.

O texto de Genesis declara que Adão estava ali. "Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu também a seu marido, que estava com ela e ele  comeu".Gênesis 3:6

Essa frase simples e condenatória tem sido grandemente ignorada. Em hebraico, a palavra imha é composta de duas outras, cuja tradução para o português seria equivalente a "com ela". A construção hebraica é uma combinação de preposição 'im' que significa com e pronome pessoal feminino na 3 pessoa 'ha', que significa 'ela'. Quando 'im' é usado, denota grande proximidade entre os interlocutores, não apenas uma associação muito chegada, mas proximidade física.

A narrativa de Gn também se passa numa única unidade de tempo. Não há nada no versículo 6 que sugira que Adão estava distante no momento da tentação. Não há qualquer quebra de tempo, ao contrário, vemos Eva tomar do fruto, morde-lo e imediatamente entrega-lo ao seu passivo e silencioso marido, que estava com ela. Eva não saiu de cena e foi procurar Adão. 

O autor de Gênesis revelou o enredo e o problema nos 3 primeiros capitulos. Os demais 47 cap. desenvolvem o mesmo tema do silencio masculino, esses homens continuamente metem-se em apuros quando escolhem o silencio em vez de envolvimento. Adão não ficou sozinho em seu silêncio. Sua escolha de se calar estabeleceu o padrão para a desobediência dos homens desde então.

O silêncio de Adão foi letal. Ele trouxe quebra de relacionamento. E em ultima instancia, trouxe a morte.
Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
Gênesis 3:12

Por na mulher a culpa tira dos ombros do homem a responsabilidade. Sendo um homem que se sente inadequado e incompetente, é importante que nunca esteja errado, nunca seja o culpado. O silencio ou o desaparecimento tornam-se a melhor defesa contra o medo.

Deus criou os homens para trazerem redenção a um mundo trágico. Ele os criou fortes para protegerem os que o cercam. Mas ele foi danificado em algum momento da vida. Ele conhece o perigo de se arriscar, quer no relacionamento, quer no trabalho. Muitos estão convencidos de que a confusão dos relacionamentos e a incerteza do futuro pode destrui-los. Assim permanecem calados. quando os homens se calam, contudo, negam a existência e a bondade de Deus. O silencio destrói, o falar cria.


11 comentários:

Poesias cotidianas 2020, 21, ... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Poesias cotidianas 2020, 21, ... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Poesias cotidianas 2020, 21, ... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Poesias cotidianas 2020, 21, ... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Poesias cotidianas 2020, 21, ... disse...

Parte 1
Boa noite, amigos.
Estou em 11/01/19.
Lí à dias o artigo deste blog e,refletindo,postoaqui algumas reflexões,se me permitem.
Pelo que entendi,
o texto já é uma reflexão de um livro, se duvidar,pagão,o qual questiona um suposto silêncio,aquiescência ,distanciamento, frieza,irrelevância, desprezo,etc,por atitudes de sua mulher Eva.Então, assim,seu suposto silencio,etc ausência,teria contribuído para a dominação serpentiniana no íntimo de sua mulher e ela,dominada foi levada a desobedecer e, não satisfeita,envolveu
seu marido na trama e tentou ele a pecar resultando daí toda a trama pecacional até o advento de CRISTO.

Poesias cotidianas 2020, 21, ... disse...

Parte 2
Basicamente é isto.E se bem entendi,a autora ou autores creem assim também.
2000 anos e estamos questionando Eva e Adão pelos males advindos. Pagãos fazem bem isto , mas cristãos? Pagãos não entendem nem aceitam ainda o mistério CRISTÃO.Mas CRISTÃOS?
Vamos pensar junto? Eu faço estas ponderações em CRISTO para edificação.
Vejamos/ DEUS, e não o gênero humano,criou um ser astuto e selvagem. Deus fez.A serpente não cria nada, DEUS criou a serpente. Gen 3:1
DEUS criou uma árvore proibida.Gen 3:3
A serpente não mentiu quando disse do atributo da árvore.
A árvore dava sim poder de conhecimento, conhecimento que poderia equiparar a criação ao CRIADOR. Então o CRIADOR isto não queria.Como não quis equiparação no céu. Houvesse equiparação, devia morrer.

Poesias cotidianas 2020, 21, ... disse...

Parte 3
E atacou a maldição mortal e, aí a SERPENTE ou não sabia desta conversa ou provocou na criação a mesma maldição já havida no céu com Lucifer.Gen 3:5
A árvore e não à serpente era atraente: a árvore era atraente, agradável,desejável. Eva foi TENTADA , sugestionada, oferecida,balanceada, questionada a duvidar, desobedecer a PALAVRA DE DEUS.Gen 1: 7.
Ela,questionada, desobedeceu e,calado, Adão também pisou na jaca também . Gen 3:6.
SEGUNDO O LIVRO E OS SENHORES,o assunto é: porquê Adão não abriu a boca tipo: SUA DOIDA, NÃO FAÇA ISTO,É PECADO, SAI FORA, VC VAI MORRER E EU VOU FICAR SOZINHO AQUI,MEU AMOR,NÃO COMA POR FAVOR...OBEDEÇA.. .ETC.
Então o pecado de Adão não era desobedecer mas omitir-se quanto ao fato. Certo?
SEGUNDO este raciocínio a vida da Eva estava nas mãos de Adão. Certo?

Poesias cotidianas 2020, 21, ... disse...

Parte 4
ERRADO!
Em Gen 2:16,17 diz:
16.E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim,
17.
mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá".
Só então fez a mulher.
Adão não teria alertado a mulher quanto à este perigo? Não teria Adão agido antes? Não teria Adão quem sabe até proibido à mulher de cometer este erro? Sabe-se que ela sabia do perigo e sabia por Adão pois DEUS falou só com Adão, antes de Eva existir.
Gen 2:18 diz que então DEUS criou da costela, do Adão, de dentro da Adão, da parte intrínseca adãmica a mulher. Adão a amava! E muito. Eva a auxiliava. Eva dava à ele o que nenhum ser dava. E Adão obedecia à DEUS.
Então, amigos, fala sério: Adão se omitiu à Eva realmente?.
A resposta é NÃO!
Então o quê houve?
Houve uma tentação!
Serpentiniana. O propósito mau estava na astúcia e selvageria da SERPENTE, personificação de SATANÁS! Este adversário de DEUS e destruidor da obra de DEUS. Aí é que está
o rabo da serpente. Está neste artigo que lí e tenta continuar se escondendo e propondo que homem e mulher são de fato os culpados!
Humanamente se tornaram falhos em não vigiar.
Nem sabiam da serpente. A serpente apareceu depois. Não foram avisados por DEUS disto, que seriam tentados. Veja que até a serpente chegar eles obedeceram. Tava tudo certo e bom.

Poesias cotidianas 2020, 21, ... disse...

Parte 5
Mas a SERPENTE astuta e selvagem!
Então eles são tentados, erram, DEUS aparece sendo DEUS e o resto já se sabe.
Adão questionado diz: por mim tava tudo bem mas a mulher que você me deu e eu comi.
A mulher diz: a serpente me enganou, me deu e eu comi.
Veio então a condenação aos 3.Servidão,jugo, humilhação,morte.
DEUS quis assim e assim foi.
O TEXTO de vcs questiona Adão.
Mas DEUS já não o havia questionado com legitimidade e condenação?
Para quê este texto?
Para equiparar homem à mulher em pecado?
Quando Adão disse: a mulher me deu o fruto... Deus deixou barato? Fez cair em Eva o erro do Adão?
Não,amados.
DEUS é DEUS. DEUS e não Adão condenou a mulher à dominação. Gen 3:16 /Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará".
De auxiliar à dominada.
É anos se passaram.
Vivemos então a guerra dos sexos onde o pecado se avoluma.... servidão, escravidão, dor e sofrimento... e a SERPENTE rí.
Já ouviram falar de KUNDALINI?
É a SERPENTE maligna dizendo que é espirito santo, um fogo no ânus. PESQUISEM ESTA ABOMINAÇÃO QUE ESTÁ RONDANDO AS IGREJAS MEDIANTE AS BENESSES MAÇONICAS COM N PASTORES INFILTRANDO ESTE ERRO DIABÓLICO, PERVERSO, MAU, ASTUTO E SELVAGEM DE DOMINAÇÃO!
Estudem isto. Fim dos tempos.
Mas, JESUS CRISTO RESSUSCITADO ama à DEUS perfeitamente SOBRE tudo e à humanidade também.Deu-se perfeitamente à DEUS para abrir as portas dos céus para o Adão e para a Eva.Não veio para condenar mas para salvar. Colocou os pingos nos ís. Acabou com o caos.

Poesias cotidianas 2020, 21, ... disse...

Parte 6
Nele temos todo o sim e o amém de DEUS. Transportou -nos para o reino de seu amor. Maria disse: eis aqui a serva do SENHOR, faça-se em mim a sua vontade. E JESUS CRISTO RESSUSCITADO disse: já não vos chamo de servos mas de amigos!
Então, amigos, nesta amizade e amor peço que reflitam nos erros deste texto, não queiramos ser justos aos nossos olhos e possamos NASCER DE NOVO que é o que importa é assim, como novos Adão e Eva possamos herdar a vida eterna! Me fiz inimigo por falar a verdade? Em CRISTO possamos, já cristãos, não omitir a GRAÇA DE JESUS CRISTO RESSUSCITADO mas amar de verdade côncios de nossas misérias e deixar para as doutrinas de homens, as doutrinas feministas as questiúnculas humanas e perversas cheias de rancor e ódio.
Novas mulheres:sejam submissas ao novo homem como a igreja é submissa à CRISTO. Novos homens:amem as novas mulheres como CRISTO ama a sua igreja. Assim possamos ser sal da terra mediante o verdadeiro Adão,JESUS CRISTO RESSUSCITADO!
Abr do amigo David

Poesias cotidianas 2020, 21, ... disse...

Parte 7
(QUE O PERFEITO SETE FALE MELHOR EM NOSSOS CORAÇÕES)
Do amigo David