quinta-feira, 30 de maio de 2013

Lucifer Origens

Ontem conversando com uma amiga falamos um pouco sobre a origem do nome Lucifer, e por "coincidência" me deparei com um post do blog Crentassos a respeito do assunto, o qual achei bem pertinente.

Tentarei dar uma visão geral das informações que coletei, dando credito as devidas referencias.

Muitos são os adjetivos e nomes dados ao diabo, mas Lucifer certamente não deveria ser um deles. O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, lingua original do povo judeu. O Novo Testamento, ainda que alguns desconheçam, também foi escrito em hebraico originalmente e também em aramaico, dialeto usado na época de Jesus Cristo.
Como na época de Jesus, o grego era a lingua predominante na época, as cópias dos evangelhos eram feitas em grego, a fim de levar o evangelho ao maior numero de pessoas possível. O imperador grego Constantino realizou um concilio onde oficializou o cristianismo como religião oficial do imperio romano, daí então teríamos a Vulgata, ou versão da Bíblia em latim.

Parem de me chamar de Lúcifer! Se bem que para o “peludo”, quanto mais ignorante o povo for a seu respeito, melhor, como bem frisa CS Lewis em seu magnífico livro Cartas ao Inferno.
Lúcifer em hebraico, heilel ben-shachar, הילל בן שחר; em grego na Septuaginta, heosphoros (heos = da manhã + phoros = o que transporta ou o que é transportado), na Vulgata do latim lucem ferre (lux, lucis = luz + ferre = transportar ) que quer dizer "portador de luz", representa a estrela da manhã (a estrela matutina), a estrela D'Alva, o planeta Vênus, mas também foi o nome dado ao anjo caído, da ordem dos Querubins, como descrito no texto Bíblico do Livro de Ezequiel:

Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
Ezequiel 28:12


Também encontramos uma menção a Lucifer em Isaías:
Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações!
Isaías 14:12

O texto de Is 14 em seu contexto, em nenhum momento sugere a queda de um ser angelical. É explicitamente um oráculo contra o rei da Babilônia, um ser humano que queria ser igual a Deus. O título dado ao rei, Estrela d`alva, ou estrela da manhã, é de ascendência mítica em literaturas antigas, e “aplicado ao rei de Babilônia equivale a título divino”. “O rei da Babilônia, não Satanás, está em foco, porque ‘subjuga as nações’. É difícil ver como Satanás poderia subjugar nações inteiras em sua queda original, quando elas ainda nem existiam”.

O substantivo Lúcifer ocorre seis vezes na Vulgata, versão latina da Bíblia. Lúcifer se refere literalmente à "Estrela da Manhã" ou "Estrela D'Alva", à "luz da manhã", e à "aurora" ou, metaforicamente, ao "rei da Babilônia", ao sumo sacerdote Simão, filho de Onias, à Glória de Deus, ou a Jesus Cristo.
Jesus Cristo, no livro de apocalipse (22:16) se auto denomina "resplandescente estrela da manhã", o que é diferenciado quando o termo é usado separadamente "estrela da manhã" como "poder" sobre "nações". (Apocalipse 2:28 e 26) (Isaías 14:12)

Por exemplo:
“ E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. ”
 2 Pedro 1:19 Tradução Almeida Fiel,

Este mesmo trecho em latim, na Vulgata é:
“ et habemus firmiorem propheticum sermonem cui bene facitis adtendentes quasi lucernae lucenti in caliginoso loco donec dies inlucescat et lucifer oriatur in cordibus vestris ”
2 Pedro 1:19

Se a estrela d´alva é Lucifer, estaria o apostolo Pedro nos desejando termos lucifer em nossos corações?
Claro que não. Pedro se referia a Jesus quando disse isso. Podemos notar isso em Ap 22:16


Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.
Apocalipse 22:16


Mas alguns argumentam que Lúcifer seja Satanás e por isso, também foi o nome dado ao anjo caído, da ordem dos Querubins (Ez 28.14). Assim, muitos nos dias de hoje, numa nova interpretação da palavra, o chamam de Diabo (caluniador, acusador), ou Satã (cuja origem é o hebraico Shai'tan, Adversário).

O fato é que, não se encontra amparo nem no Novo Testamento nem nos escritos dos pais apostólicos uma afirmação de que Satanás uma vez foi um belo anjo chamado Lúcifer. Foi a partir do séc. III, com Orígenes, que essa associação começou e nunca parou, baseado no texto "Vita Adae et Evae", com o texto de Lucas 10:18 “vi satanás cair do céu COMO uma bola de fogo” ou “COMO um raio” e mais uma vez o texto NÃO está dizendo que Satã é uma bola de fogo, nem raio, mas que ele caiu como tal. E de lá para cá muitos homens tem reforçado a teoria de Origenes, fazendo assim “uma bola de neve” com tantas interpretações.

Contudo, uma exegese honesta com o texto bíblico não pode cometer esse erro. Dizer que Lúcifer é Satanás é ser arbitrário na escolha dos versículos. É ler o texto isolado de seu contexto, acreditando que ele contém uma verdade escondida, mais espiritual. É querer fazer o texto falar algo que ele não quer falar! Não é dessa forma que se lê e interpreta a Bíblia. Eu não posso escolher dois ou três versículos bíblicos, isola-los e dizer que eles querem dizer tal coisa.





Leia mais http://crentassos.com.br/blog/2011/09/meu-nome-nao-e-lucifer.html#ixzz2UnVRv3cM 
http://exegeseoriginal.blogspot.com.br/2011/02/lucifer-e-estrela-da-manha.html 
wikipedia..

Nenhum comentário: