quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Quando Jó viveu?

Jó (em heb: אִיּוֹב), cujo nome significa "voltado sempre para Deus", é um personagem de um dos livros mais antigos da bíblia. De acordo com a tradição teria vivido na terra de Uz, onde atualmente se encontra o Iraque.
Não se sabe ao certo quando viveu, pela ausência de evidências e pela narrativa bíblica do mesmo se apresentar mais como uma poesia épica do que um relato factual, sua existência como pessoa histórica é motivos de muitos debates principalmente entre rabinos interpretes da torá. 
Apesar das duvidas, Jó foi um personagem real! Deus o menciona junto com suas testemunhas Noé e Daniel, cuja existência foi aceita por Jesus Cristo. (Ez 14:14, 20; compare com Mt 24:15, 37.) A antiga nação hebréia encarava a Jó como pessoa real. Tiago menciona o exemplo de perseverança de Jó. (Tg 5:11)

A época da provação de Jó foi muito depois dos dias de Abraão. Foi num tempo em que não havia “ninguém igual a [Jó] na terra, homem inculpe e reto”.  Este parece ser o período transcorrido entre a morte de José (1657 AC), um homem de notável fé, e o tempo em que Moisés iniciou seu proceder de integridade. 
Ademais, as práticas mencionadas no primeiro capítulo de Jó, indicam os tempos patriarcais em vez do período posterior a 1513 AC, quando Deus passou a lidar exclusivamente com Israel sob a Lei. (Am 3:2) Assim, dando-se margem à longa vida de Jó, o livro parece abranger um período entre 1657 AC e 1473 AC, ano em que Moisés morreu; o livro foi completado por Moisés algum tempo após a morte de Jó e enquanto os israelitas estavam no ermo. — Jó 1:8; 42:16, 17.

Por que dizemos que Moisés foi o escritor? Isto está de acordo com a mais antiga tradição entre eruditos tanto judeus como cristãos primitivos. O vigoroso estilo autêntico da poesia hebraica, empregado no livro de Jó, torna evidente que era composição original em hebraico, o idioma de Moisés. Não poderia ter sido tradução de outro idioma como o árabe. Também, os trechos em prosa têm mais forte semelhança com o Pentateuco do que com quaisquer outros escritos da Bíblia.
O livro de Jó tem um lugar muito especial nas Escrituras.  Fala sobre o terrível sofrimento de um servo de Deus, e como ele e seus amigos procuraram fazer sentido da angústia dele.

A pessoa que lê a Bíblia de começo ao fim, não achando nenhuma data no livro de Jó, poderia pensar que fora escrito depois de Ester, o livro anterior nas nossas Bíblias. Mas as evidências sugerem que Jó viveu bem antes de Ester. Vamos observar alguns fatos:

1. A posição de Jó no Antigo Testamento é devido ao estilo de literatura, e não à data. Normalmente reconhecemos quatro ou cinco divisões principais do Velho Testamento. 
Os primeiros cinco livros (o Pentateuco) explicam a origem do mundo, dos homens e, especialmente, do povo de Israel. 
Os próximos doze (de Josué a Ester) seguem a história dos judeus da conquista da terra prometida até o cativeiro babilônico e o retorno à terra. 
Os próximos cinco (de Jó até Cântico dos Cânticos) são livros de sabedoria e louvor. 
Os últimos 17 (Isaías até Malaquias) são livros proféticos, que relatam algumas pregações de alguns mensageiros de Deus daquela época (às vezes, os livros proféticos são divididos em cinco maiores e doze menores). 
Percebemos que Jó não segue Ester. É o primeiro dos livros de Sabedoria.

2. Os sacrifícios de Jó
Na época dos Patriarcas, vários servos de Deus faziam sacrifícios em diversos lugares (Gênesis 9:20-21; 12:7-8; etc.). Uma vez que o povo de Israel chegou à terra prometida, foi proibido para os judeus oferecerem sacrifícios em outros lugares, a não ser no local designado por Deus (Dt 12:1-14). 
Além disso, somente sacerdotes levitas faziam esses sacrifícios (Lv 14:19). 
Se Jó fosse israelita vivendo sob a Lei dada por meio de Moisés, ele não teria direito de fazer os seus próprios sacrifícios em outros lugares, como fez com a aprovação de Deus (Jó 1:5; 42:8).

3. A idade de Jó: 
No início do livro de Jó, achamos um homem casado com dez filhos adultos e muitas posses. Depois de suas experiências com sofrimento e os debates com seus amigos, Jó ainda viveu 140 anos (42:16-17). Ao todo, a vida de Jó certamente chegou perto de 200 anos, e talvez foi muito além dessa idade. Sabemos que os homens nos primeiros capítulos de Gênesis atingiam idades bem avançadas. Depois do dilúvio, as idades começaram a diminuir passando para a media de 120 anos. 
Abraão viveu 175 anos; Isaque, 180; Jacó, 147; José, 110; etc. Depois do livro de Gênesis, não há registro de ninguém que viveu 140 anos ou mais. Este fato sugere que Jó se encaixa na época dos Partriarcas, talvez durante ou antes do tempo de Abraão.

Jó se destaca entre os livros da Bíblia em exaltar o poder, a justiça, a sabedoria e o amor de Deus. Revela com a máxima clareza a questão primária colocada diante do universo e fornece respostas a muitas perguntas da vida.

Neste site pode-se encontrar alguns comentários bíblicos a respeito do Livro de Jó
http://bibliotecabiblica.blogspot.com.br/2009/05/comentario-biblico-online-jo-11.html 

Nenhum comentário: