segunda-feira, 20 de agosto de 2012

120- Avivamento

"120 num só lugar"
"E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas)..."
Atos 1:15

120 ouviram Pedro pregar logo após receber o Espirito Santo, dali por diante, depois do derramar do Espirito, a historia da humanidade nunca mais seria a mesma. A igreja passou por altos e baixos, mas o Espirito nunca deixou de agir e hoje vemos uma avivamento acontecendo.
Não pense que venho falar de algo triunfalista e imediato, venho falar do verdadeiro despertamento.

O verbo hebraico hyh (avivar) tem o significado primário de "preservar" ou "manter vivo". O verbo "avivar", em suas várias formas, é usado mais de 250 vezes no Antigo Testamento, das quais 55 vezes estão num grau chamado piel. Um verbo na forma do Piel expressa uma ação ativa intensiva no hebraico. Neste sentido, o avivamento é sempre indicado como uma obra ativa e intensiva de Deus.
Deus continua no piel, agindo intensivamente. 

Recentemente participei do Encontro "120 no mesmo lugar" organizado pela "Igreja Projeto Vida" com a coordenação do pastor Fábio Scassiotti. Quebrando todos os paradigmas vi um equilibrio que há algum tempo o Espirito Santo tem ministrado em meu coração.
A Palavra de Deus e o mover do Espirito, ambos buscados com a mesma intensidade, seguido de um profundo obedecer a Deus e morte da carne.

Transcrevo trechos do artigo do Rev Josivaldo de França Pereira - Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, que para mim define bem o que é avivamento.
A igreja não produz o vento do Espírito, ela só pode içar suas velas em direção a esse vento. O avivamento jamais acontecerá se a igreja não se humilhar. Sem oração da igreja, as chuvas torrenciais de Deus não descerão. Sem busca não há encontro. Sem obediência a Deus, jamais haverá derramamento do Espírito.

Vida sem doutrina gera misticismo e experiencialismo subjetivista. Avivamento sem doutrina é fogo de palha, é movimento emocionalista, é experiencialismo personalista e antropocentrista. Deus tem compromisso com a verdade e a sua Palavra é a verdade e todo avivamento precisa estar fundamentado na Palavra.

Louvor não é encenação. Não é mimetismo. Não é ritualismo. Não é emocionalismo. Não é apenas seguir formas pré-estabelecidas, como bater palmas, dizer aleluia, amém e levantar as mãos. Louvor que apenas levanta as mãos para o alto, mas não as estende para o necessitado não agrada a Deus.
Louvor que não produz mudança de vida, quebrantamento, obediência e não leva as pessoas a confiarem em Deus, não é louvor.
"Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas liras" (Am 5:23).

Avivamento não é histeria carnal, é choro pelo pecado. Deus não procura adoração. Ele procura adoradores.
A igreja hoje está correndo mais atrás de sinais do que atrás de santidade. A igreja hoje empolga-se mais com milagres do que com vida cheia do Espírito. A igreja hoje anseia mais as bênçãos de Deus do que o Deus das bênçãos. Avivamento não é conhecido pelos dons do Espírito, mas pelo fruto do Espírito.


Toda a nossa vida é cúltica. Todo o nosso viver é litúrgico. O grande avivalista John Wesley lutou pelas causas sociais na Inglaterra ao mesmo tempo que pregou sobre avivamento. Finney pregou ardorosamente contra a escravidão nos EUA no século passado ao mesmo tempo que foi o maior avivalista do seu país. João Calvino atacou com veemência os juros extorsivos em Genebra. 

O avivamento sempre traz profundas mudanças políticas, econômicas, sociais e morais. O avivamento não leva a igreja à fuga, mas ao enfrentamento. Avivamento é algo que acontece unicamente no meio do povo de Deus. O Espírito Santo renova, reaviva e desperta a igreja sonolenta. É revitalização onde já existe vida. é um reviver dos crentes.

O avivamento é primeiramente uma vivificação, um revigoramento, um despertamento de membros de igreja que se acham letárgicos, dormentes, quase moribundos. É oração fervorosa e louvor sincero; convicção de pecado na vida das pessoas; desejo profundo de santidade de vida e aumento perceptível no desejo de pregação do evangelho.
Ele causa impacto em toda a comunidade onde a igreja de Deus está inserida. A relação entre a Bíblia e o avivamento é tão intrínseca que é impossível um avivamento de verdade sem que a Bíblia faça parte dele, ela foi, é e sempre será a espada do Espírito Santo em todo avivamento

Além disso, numa época de tantos extremos como este em que vivemos, é fundamental o equilíbrio que só a Bíblia oferece.

2 comentários:

Jamalla disse...

Muito bem bayb, vá por ai mesmo.......... seja o novo sempre de Deus.

Divonei disse...

aleluiaaaa acabei de chegar de um encontro dos 120..
tremendoooo
Glória a a Deussss