domingo, 9 de dezembro de 2012

O nome de יהוה (YHWH) na cruz de Jesus


(Recentemente ouvi a pregação do pastor Lamartine a respeito do nome de Deus e resolvi ilustrar o que ele expôs).

No império romano era comum a crucificação como meio de punição. Quando alguém era condenado ficava dependurado no madeiro e se por acaso alguém quisesse saber qual fora o crime cometido pela pessoa, uma placa de madeira estava acima da sua cabeça indicando a causa de seu crime, nos três idiomas mais usados da região, descrevendo os crimes cometidos.

Quando Jesus foi condenado, Pôncio Pilatos escreve em hebraico, grego e latim a razão de sua pena: “Jesus Nazareno, Rei dos Judeus”, o que em latim ficaria “Iesu(a) Nazarenus Rex Iudaeorum” e na pronucia hebraica algo como “Yeshua HaNatzrati vMelech Yehudim", o que aborreceu e muito os fariseus presentes, que pediram encarecidamente que a placa fosse modificada, o que Pilatos se negou a fazer.

Qual a causa de tamanho aborrecimento por parte dos judeus? 
A causa foi um acróstico que se formou quando ele escreveu a sentença. Um acróstico são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase, é uma composição em verso, na qual, a primeira, e alguma vez, a última letra da linha é lida em ordem e forma um nome ou título.
Por exemplo: INRI é um acróstico das palavras escritas em latim “Iesu(a) Nazarenus Rex Iudaeorum”

No hebraico temos Jesus o Nazareno Rei dos judeus – Yeshua HaNatzrati vMelech Yehudim
 ישוע הנצרתי ןמלך היהודים (No hebraico se lê da direita para a esquerda).As iniciais usadas eram exatamente as mesmas usadas para pronunciar o nome sagrado de Deus יהוה (YHWH).

"E Pilatos escreveu também um título, e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.
E muitos dos judeus leram este título; porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim.
Diziam, pois, os principais sacerdotes dos judeus a Pilatos: Não escrevas, O Rei dos Judeus, mas que ele disse: Sou o Rei dos Judeus.
Respondeu Pilatos: O que escrevi, escrevi".
João 19:19-22


Há Yehudim vMelech HaNazarei Yeshua

O que nós não vemos em nossas traduções é que o acróstico formado pelas primeiras letras de cada palavra forma o nome de Deus (YHWH)!


O hebraico se lê da direita para a esquerda. O nome de Deus יהוה (YHWH) é algo tão sagrado para os judeus, que eles não o pronunciam; entretanto, na leitura pública das Escrituras, eles o substituem por ADONAI - YHWH é para eles um nome impronunciavél.

יהוה (YHWH) é um tetragrama composto das letras hebraicas yod, he, vav, he.
Abaixo segue um quadro com seu equivalente no hebraico antigo.


Yod significa "mão", he é o sopro de Deus, vav significa "prego". Deus estava revelando Jesus em seu nome יהוה.  O nome de YHWH está dizendo: Jesus é o próprio Deus que foi pregado com suas mãos na cruz a fim de resgatar o homem. 

Quando Deus mudou o nome de Abrão para Abraão ele coloca a particula he ה em seu nome e no nome de Sara. Note: 
E não se chamará mais o teu nome Abrão (אברם) mas Abraão (אברהםserá o teu nome;
Gênesis 17:5

A Sarai tua mulher não chamarás mais pelo nome de Sarai (שרי), mas Sara (שרה) será o seu nome. 
Gênesis 17:15
A partir da mudança do nome de Abraão, Deus gerou vida e Sara ficou grávida. A partícula he em seu nome simbolizava a aliança que Deus estava fazendo com Abraão cujos descendentes se tornariam a nação de Israel.

Em Apocalipse 1:8 Jesus diz: "Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso". Alfa e Omega corresponde ao alfabeto grego, o equivalente em hebraico seria dizer que ele é o א Aleph e o Tav ת. Aleph significa força e é representado pela cabeça de um touro, tav é representado por uma cruz (vide quadro acima).
O tempo todo Deus está se revelando ao homem e confirmando a natureza divina de Jesus.

23 comentários:

Anônimo disse...

Amei o estudo, muito edificante. Parabéns!!!

Unknown disse...

achei excelente o estudo, gostaria de saber as referências.

Anônimo disse...

satanás em hebraico tem 3 consoantes: shin, tet, nun.

Nun = vida (matar)
Tet = cercar (roubar)
Shin = destruir

satanás veio para matar, roubar e destruir.

Lucas disse...

Realmente muito bom, excelente, são poucos que procuram estudar tao profundamente assim...mas voltando a parte de que Jesus é deus, ou que deus e jesus sao a mesma pessoa, isso gera a seguinte pergunta: "quando Jesus disse na oração modelo, -pai nosso que estais no céu santificado seja "o teu nome" e outras ocasiões Jesus se fere ao pai como estando no céus" e tbm que ninguém viu a deus, pois quem vê a deus não tem motivo pra viver...então como Jesus pode ser deus ao mesmo tempo ?

Anônimo disse...

YHWH = Êxodo 3:14
Notem que Moisés pergunta o nome dEle e o Eterno responde: EU SOU O QUE SOU, A inscrição no madeiro de Yeshua prova que o Eterno o Todo Poderoso (Bendito seja Ele) provava que Yeshua era o instrumento da nova aliança.

Unknown disse...

Muito bom o estudo só não entendi como o W aparece no tetragrama.

Unknown disse...

Obrigado irmão pelo seu estudo!
Eu sou estudante de grego e hebraico bíblico. ..Deus o abençoe Poderosamente!

Silvia Jacobelli disse...

Maravilhoso esse ensinamento.

Reges disse...

Muito bom estudo

Bíblia Todo Dia disse...

Louvado seja o Senhor.

Que os olhos de todos sejam abertos e vejam o quanto Ele nos ama e em tudo, inclusive nas letras do alfabeto Ele mostra quem Ele é que veio nos trazer a salvação por meio de Jesus Cristo.

Unknown disse...

Quem é o lobo então que vem despersar as ovelhas?
Quem e o mercenário?
Se ele veio matar, yeshua n pegou a chave da morte da mão dele.... Graça e paz

Anônimo disse...

Essa pregacao original é do pastor Joseph Prince.

Unknown disse...

YÁUH YHWH É UM 1 INDIVISÍVEL ELE É O ALEF DO HEBRÁICO, E JESUS É IESUS O NOME DO ANJO CAÍDO QUE QUER ENGANAR A TODOS!

Unknown disse...

Deixo pergunta. O criador de Tudo mandou colocar o nome dele nos seus filhos para abençoados. Também a palavra diz que os animais adorariam o nome do criador. A muito tempo atrás, eu ouvia e observava os animais, e eles emitem o som dizendo YAUH. Agora coloca o nome cc

Unknown disse...

Continuando. Agora a palavra manda colocar o nome Criador no filho. Mateus chama Mattityauh, Elias Elyauh, Jeremias, Ysmryauh, como colocar Eu sou no nome dos filhos, Jesus não tem o nome do pai. A letra J foi inventada depois de 1.500. então o filho do Criador não era chamado Jesus. Porque mudaram o nome do filho? E substituíram o nome do Criador por Senhor? Nós não temos que adorar o nome verdadeiro?
O nome do Criador e seu Filho jamais deveriam ser mudados ou tirados da bíblia. Quero explicação convivente. Não blá blá blá.

Unknown disse...

Foi descoberto o anel, que era utilizado como selo para selar correspondência na época de Jeremias. E o nome é Ysmhyauh me desculpem não sei escrever corretamente, mas assisti várias vezes sobre o achado. Os Israelitas chamam o criador Yauh e eles são o povo escolhido, os Judeus que não são judeus são Yaudins chamam o filho de Yeshua. Estão vendo , não tem o J.
Quero o verdadeiro nome do pai e do filho. Aí quem estuda essas línguas tem que saber a verdade. Se tiver algum Yaudins que possa esplicar sem sombra de dúvidas o nome pai e do filho. Lembrando que o nome do pai tem que estar no nome do filho. E Jesus não é Yaudins e a salvação vem dos Yaudins, está escrito na bíblia. Quem explica? Aguardando.

Anônimo disse...

Jesus, estava ensinando, a.oraçâo do pai nosso, aos seus Discípulos.

Denis disse...

O "W" tem som de "V" devido a letra VAV em hebraico.

Anônimo disse...

A frase é ainda mais perfeita do que foi traduzida, "EU SEREI O QUE SEREI"
Ou seja, na cruz está o registro que Ele o Messias era o que disse a Moisés que seria. YHWH.

Anônimo disse...

Sobre Êxodo 3 :14, se trata da IDENTIDADE de YHWH.
Sobre João 8 : 58 , se trata da IDADE de Jesus.
Portanto, uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Exemplo : Pergunta quantos anos eu tenho ?
E eu respondo : Meu nome é Antonio da Silva . Faz sentido ?
Não.
Portanto, em João 8 : 58 , Jesus respondeu a sua IDADE , ele disse que antes de Abraão existir , ele já existia, certo ? A expressão em grego que Jesus usou foi " ego ei mi "

E já em Êxodo 3 :14 , YHWH respondeu para Moisés a sua IDENTIDADE, em grego :
Ego ei mi on hon " ( eu sou aquilo que sou ) e Jesus respondeu para os fariseus : " eu sou " ( ego ei mi ) , que é DIFERENTE de " eu sou aquilo que sou ".

Anônimo disse...

Anonimo meu nome é Thais poderia deixar o seu zap?

Anônimo disse...

Nesse texto além do V "forçado" antes de MELEK ( que não existe) ainda ficaria errado pois as iniciais desse jeito seriam YHVY. Ninguém viu isso ?

Octavio disse...

No referido texto Jesus está ensinando a multidão como orar. Ele diz "VÓS" orareis assim: Pai nosso que estas no céu...Percebe-se portanto uma condição diferente entre a pessoa de Jesus e os discípulos. Espero ter ajudado.