domingo, 10 de junho de 2012

Adultério

Estudo sobre adultério desenvolvido pelo pr Coty, a pregação toda pode ser ouvida no site www.orvalho.com



Conseqüências do adultério:

  • Marginalização Espiritual (perda de autoridade) 
  • Demonização do leito- perda de interesse sexual pelo parceiro 
  • Falta de comunicação entre os cônjuges 
  • Expõe sexualmente os filhos a uma perseguição espiritual: abusos, homossexualidade, etc 
  • Expõe o outro cônjuge a mesma situação (homens tendem a esconder, mulheres a falar) 
  • Afeta financeiramente a vida familiar 
  • Escândalo e decepção- o que se fez no oculto será apregoado nos telhados, virá a luz 

É necessário a confissão verdadeira para obter o perdão. Perdão do conjuge que cometeu o adultério e da pessoa com quem o conjuge cometeu adultério.

Algumas pessoas tendem a entrar numa negação obstinada, mentem escondendo o adultério, pois estão numa posição pastoral e podem até usar dessa condição para seduzir.

Davi na época de sair para a guerra ficou no palácio (ociosidade), viu Bate Seba (pornografia etc) trai seu guerreiro Urias e o mata (até onde um homem pode ir na tentativa de ocultar o adultério?). Sl 51

A pessoa enfraquece espiritualmente, mas Deus levanta um profeta, como levantou Natã para falar com Davi. O profeta foi extremamente importante nessa situação com o conselho e advertência de Deus. Não houve somente um adultério, mas tbm um homicídio. Apesar disso Deus trouxe restauração.


Enfrentando o adultério:

Prova da reputação: Agir com total transparência. O pecado do adultério deveria ser punido com a morte. Ao ser confrontado por Natã, Davi confessou e se humilhou diante de todos, expondo seu pecado. Poe esse motivo a sentença de morte q estava sobre ele, foi revogada. Enquanto a reputação fala mais alto do que a humilhação a pessoa nao chega a lugar nenhum.

Prova da posição: Rebelião de Absalão foi efeito colateral desse adultério. Ele rouba o coração do povo, mata o irmão por causa do estupro de Tamar. Absalão se deitou com as concubinas e isso queria dizer q ele mataria Davi. Então Davi fugiu do palácioÉ necessário abrir mão de algumas conquistas ministeriais e depender de Deus

Prova de Simei: Simei o acusava durante o caminho que Davi andava, atirando pedras e o amaldiçoando. Davi abaixa a cabeça e suporta a humilhação sem nenhum revide, pois sabia que era Deus o corrigindo. Existe um tempo de apedrejamento quando um adultério é cometido, representa toda a agressão verbal e espiritual que virá sobre ele, todos vão comentar.

Prova de Absalão: toda pessoa que trai vai provar desse mesmo veneno. Amargura destrói, quebrantamento restaura. Davi foi traído pelo filho, traído por uma pessoa que ele amava.

Davi suportou calado toda a correção de Deus e teve seu trono reconstituído e foi reconhecido como “homem segundo o coração de Deus” Deus sempre tem um plano para aquele que sai do plano. As perdas são grandes, mas Deus pode tratar no mais profundo.

Nenhum comentário: