segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Janela 10x40 Missões


“Mas recebereis virtude do Espírito Santo, Deus há de vir sobre vós, e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra”. (Atos 1:8) 

Existem no mundo mais de 22.000 povos étnicos, com mais de 8 mil línguas diferentes. No centro do nosso mundo vive um grande numero de povos não alcançados e aproximadamente 1,8 bilhões de pessoas nunca ouviram falar de Cristo, Cristianismo ou Evangelho.
A Janela 10/40 é uma faixa de terra que vai do oeste da África até a Ásia. Subindo, a partir da Linha do Equador, fica entre os graus 10 e 40, formando um retângulo.

Na região vive o maior número de povos não-evangelizados da terra, cerca de 3,2 bilhões de pessoas em 62 países. É ali que estão algumas megalópoles de hoje, ou seja, cidades com uma grande concentração urbana como Tóquio (Japão), Calcutá (Índia), Bagdá (Iraque), Bancoc (Tailândia) entre outras. De cada 10 pobres da Terra, oito estão nessa região, e somente 8% dos missionários trabalham entre eles. É nessa faixa que se concentram os adeptos das três maiores religiões não-cristãs do mundo: islamismo, hinduísmo e budismo.

Na maioria dos países dessa região há falta de receptividade aos cristãos e, em especial, aos missionários que ali atuam. Os crentes sofrem perseguição e correm risco de vida. A saúde e proteção dos missionários é uma necessidade constante na região.

Países que formam a Janela 10/40
ORIENTE MÉDIO – 21 PAÍSES
Arábia Saudita, Argélia, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Palestina, Jordânia, Kuweit, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Síria, Sudão, Tunísia e Turquia.

ÁFRICA – 12 PAÍSES
Benin, Burkina, Cabo Verde, Chade, Djibuti, Etiópia, Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Mali, Níger e Senegal.

ÁSIA – 21 PAÍSES
Afeganistão, Bangladesh, Barein, Butão, Camboja, China, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Filipinas, Índia, Japão, Laos, Malásia, Maldivas, Mongólia, Nepal, Paquistão, Sri Lanka, Tailândia, Taiwan (Formosa) e Vietnã.

EURÁSIA – 3 PAÍSES
Cazaquistão, Turcomênia e Tadjiquistão.

EUROPA – 4 PAÍSES
Albânia, Chipre, Gibraltar e Grécia


O objetivo principal de missões é semear o conhecimento da salvação através de Jesus Cristo e levar aos homens a confiar no Salvador. Porém existe o objetivo secundário que é cuidar da saúde, educação, do desenvolvimento comunitário do povo que o missionário (a) está convivendo. 
A estratégia do trabalho missionário inclui a alfabetização, assistência na área de saúde e higiene do povo, o desenvolvimento comunitário, o estabelecimento de uma economia própria.

O que a Bíblia diz sobre Missões?

A Bíblia é um livro puramente missionário, pois mostra um Deus totalmente interessado em retomar a comunhão com o homem, ao ponto de ter enviado o Seu único Filho para resgatar este relacionamento. E o próprio Filho nos enviou como Ele foi enviado (Jo:20-21). O próprio caráter de Nosso Senhor é missionário. Portanto não é de surpreender que Sua Palavra também manifeste esta característica.

Enquanto todos os crentes são chamados para um testemunho cristão através de suas vidas, Deus chama alguns para o ministério de tempo integral (missionário), quer monocultural (trabalho dentro da sua própria cultura) quer transcultural (através de uma cultura diferente).

O Caráter : 
1. Geográfico - “os confins da terra”- At.1:8
Confins da terra não é o lugar mais distante de onde a pessoa se encontra, mas é o lugar geográfico onde ainda o evangelho não foi pregado.

2. Cultural - “a todas as nações”- Lc.24:47
Todas as etnias devem receber a mensagem de salvação. Portanto, missões toma uma aspecto transcultural, pois se não há ninguém dentro da própria cultura com recursos para evangelizá-los, será necessário que missionários transponha essas culturas para poder alcançá-los com o evangelho de Jesus Cristo.

3. Lingüístico - “de todas as nações”- Mt.28:19
Nações = etnia - povo com a mesma cultura, as mesmas crenças e a mesma língua. Para alcançar um povo com o evangelho, o missionário deverá aprender a falar a “a língua do coração” daquele povo, ainda que entenda outra língua. Dependendo do local onde trabalha, o missionário terá de aprender até mais do que duas línguas.

4. Simultâneo - At.1:8
“...e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”

As palavras tanto, como e até dão a idéia de três metas que devem ser alcançadas na mesma proporção – simultaneamente; ao mesmo tempo.

Alguns cuidados:
Não pratique o etnocídio: Etnocídio = “exterminar um povo ou raça”
Na antropologia cultural poderia se dar o sentido de “suprimir os valores culturais de um povo pela imposição de novos valores”.

Não Cristianize, mas Evangelize:
Cristianizar - É a transmissão de formas moralistas e estereotipadas de como deve se comportar um cristão.

Evangelizar - É propor o Evangelho, não impor (ICo:9-18). Se eu proponho, isso indica que o outro tem uma opção a escolher. Esse maravilhoso dom da liberdade ninguém tem o direito de usurpá-lo ao seu semelhante.

A mensagem imutável do evangelho deve ser contextualizada ao idioma e cultura de quem ouve, sem perder suas características intrínsecas. Em outras palavras, a mensagem não muda, mas a sua apresentação precisa ser relevante à cada pessoa.

Igreja Perseguida

Há perseguição da igreja em pelo menos 196 países, e houve um aumento de mais de 300% (pesquisa do ano de 2012) afetando pelo menos 350 milhões de cristãos pelo mundo.
Em alguns países, confessar a fé cristã pode resultar em prisão, exílio ou morte extrema. E esta perseguição se dá de varias maneiras, como a prática de incendiar igrejas, intimidação violenta, mortes e muitas outras.

Alguns exemplos do aumento da perseguição é a pressão publica dos muçulmanos, o Paquistão impõem a lei anti-blasfêmia, e isso acarreta uma crescente pressão dos extremistas sobre os cristãos em geral em países africanos como Quênia, Mali, Nigéria e Chade, e ali tentam impor a força seus ideais religiosos extremistas como também em alguns países europeus onde grupos laicistas tentam colocar suas idéias de secularização e o mesmo acontece em vários estados da Índia onde criam leis que impedem o intercâmbio religioso.

“Missões se faz com os joelhos dos que oram, com as mãos dos que contribuem e com os pés dos que vão”

sábado, 3 de novembro de 2012

As quatro faces de Jesus



"E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos". Apocalipse 5:8

"E do meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem.
E a semelhança dos seus rostos era como o rosto de homem; e do lado direito todos os quatro tinham rosto de leão, e do lado esquerdo todos os quatro tinham rosto de boi; e também tinham rosto de águia todos os quatro".
Ezequiel 1:5,10


Notemos em primeiro lugar na reiteração do número quatro. São quatro seres e cada um com quatro rostos e quatro asas.
Qual é o significado do número quatro nas Escrituras?
O número três significa a perfeição divina com especial referência à Trindade. O número quatro deveria marcar então aquilo que se segue da revelação de Deus na Trindade, isto é, as suas obras criadas. Em outras palavras, o número quatro representa tudo o que foi criado. Diante disso, o número quatro aplicado ao terreno, significa a totalidade terrena. Por isso, as expressões bíblicas: "os quatro limites da terra" (Is. 11: 12), "os quatro ventos" (Ez. 37: 9), "a largura, o comprimento, a profundidade e a altura" (Ef. 3: 18).

Podemos também falar dos quatro pontos cardeais e das quatro estações do ano. Todas elas expressam a totalidade da realidade terrena. Portanto, o número quatro aplicados a terra significa a plenitude terrestre. Não é o número da plenitude divina, mas sim da plenitude no âmbito terrenal. A plenitude que manifestou nosso Senhor durante a sua vida na terra está tipificada pelos quatro seres viventes. Por isso, não é casualidade que a vida terrena de Cristo esteja registrada em quatro evangelhos.

Estas descrições e a ordem delas calçam perfeitamente com a ordem dos quatro evangelhos.
Mateus: com o leão. Mateus revela a Jesus Cristo como Rei, a realeza de Jesus está representada pelo leão.
Marcos: como o bezerro ou boi tendo o novilho como animal sacrificial. Marcos o revela como Servo. O Evangelho de Marcos apresenta o Senhor Jesus como o Servo que Se fez sacrifício pelo pecado.
Lucas: com o rosto de homem.  Isso é uma figura da humilhação e renúncia da glória do Senhor ao vir a este mundo. O Evangelho de Lucas apresenta o Senhor Jesus como Filho do Homem.
João: com a águia voando. João o revela como Deus, a sua divindade. Seu Evangelho começa com a contemplação de Jesus-Deus, Jo 1,1. A águia é o símbolo de São João, porque ele começa seu Evangelho falando da geração do Verbo em Deus, alçando-se desde o começo a alturas divinas, como a águia que se eleva em seu vôo.

O profeta Ezequiel via a Glória de Deus sobre um carro (merkabah). E o carro tinha quatro rodas imensas que iam da terra ao céu. E em cada roda havia uma figura: a de um homem, a de um leão, a de um boi, e a de uma águia. Tais rodas, que iam da terra ao céu, representam os quatro evangelhos, cujas verdades são acessíveis até mesmo às pessoas mais simples (ao nível da terra), e, a mesma verdade, girando a roda, alcança o alto dos céus, isto é, pode ser entendida em sentido muito elevado e espiritual.


Leão: Ele é conhecido como o Rei dos AnimaisSua imagem é normalmente associada ao poder, à justiça, à realeza e à força. Dentre vários símbolos usados para descrever a grandiosidade da pessoa de Cristo, o N T. refere-se a ele como “o Leão da Tribo de Judá” em clara referência a ele como o Messias e Campeão prometido que viria da tribo de Judá. Em alusão a isso, o célebre escritor inglês C. S. Lewis em sua obra clássica As Crônicas de Nárnia faz do personagem central da obra um leão, Aslan.


Águia: é conhecida como rainha das aves, é uma das mais fortes e corajosas aves de rapina. Ela aparece como símbolo da ressurreição e o triunfo de Cristo. Ela representa o olhar penetrante, que vê longe, é superior em inteligência. Jesus nos via sendo salvos. A águia é o símbolo da visão de Deus.



Boi: O boi é o símbolo do servo que trabalha incessantemente, sem reclamar, sem contestar. Jesus disse que não veio a este mundo para ser servido e sim para servir aos homens. Se o mestre serviu, quanto mais nós devemos seguir seu exemplo. O boi representa o serviço! No AT o novilho era oferecido em sacrificio. O sacrifício de Jesus.





Homem: Jesus nunca negou seu lado humano. Ele deixou a sua glória e encarnou como homem. E como homem padeceu e foi tentado em todas as coisas, porém venceu a todas elas sem pecar.

Os quatro seres viventes são figuras de Cristo, dos diferentes aspectos da revelação de Cristo, dos seus diferentes papéis — o de Messias e Rei, o de servo e sacrifício, o de homem, e o de Deus; diferentes aspectos do mesmo Cristo, diferentes pontos de vista da sua pessoa e obra; quatro rostos, quatro evangelhos, mas apenas uma pessoa.

O profeta Ezequiel os viu com asas indo por todas as direções. Isso significa que Deus está em todos os lugares, ou seja, que Ele é onipresente. Não existe lugar neste mundo, tampouco qualquer coração por mais escuro que seja em que a mão misericordiosa de Deus seja incapaz de agir.

As asas dos querubins estão cheias de olhos, ao redor e por dentro, significando que não há nenhum espaço, por menor que seja, quer nos Céus quer na Terra, que esteja fora do alcance dos olhos de Deus, pois Ele é onisciente e tudo vê.