sábado, 22 de dezembro de 2012

Vc conhece a Laminina?

Recentemente participei de um seminário na Jocum com o professor Thomas Grunder e ele mencionou a Laminina, como boa curiosa que sou resolvi pesquisar sobre o assunto.


A laminina é uma proteína que é parte da matriz extracelular,presente na membrana basal, com funções específicas, e dentre elas, destaca-se a adesividade é encontrada  em seres humanos e animais. A matriz extracelular (ECM) encontra-se fora das células e proporciona apoio e fixação para as células no interior dos órgãos (juntamente com muitas outras funções).

Dentre tantas proteínas, a Laminina é uma das responsáveis por manter as células unidas e permite que estas células saibam qual é a função a desempenhar no organismo. É tipo uma barra de aço do corpo humano que mantém as membranas juntas. A laminina e outras proteínas da MEC, essencialmente, "colam" as células (tais como os de revestimento do estômago e intestinos). Isso mantém as células no local e que lhes permite funcionar corretamente. A estrutura da laminina é muito importante para a sua função (tal como acontece com todas as proteínas).

Mas isso seria somente uma curiosidade cientifica se não fosse pelo seu formato. A laminina é uma proteína em formato de cruz, presente na matriz extracelular de praticamente todas as nossas células.
É uma proteína que ajuda a prevenir e tratar lesões graves causadas por acidentes. A laminina é encontrada em tecidos do corpo humano, nos músculos e na placenta. É fácil de ser coletada e conservada em um freezer comum.
Uma professora da UFRJ desenvolve em seu laboratório uma promissora pesquisa sobre a utilização da proteína Laminina no tratamento de lesões raquimedulares.

O mais interessante nisso tudo é que a ciencia nos ajuda a provar os mistérios de Deus. A função da laminina é a de colar de manter junto, assim como Jesus, ele veio p/ nos grudar com o Pai, nos fazer colar de novo no Pai. Deus se revela a nós de tantas formas, a laminina só prova a onisciência de Deus. Em todas as coisas vemos Deus dizendo: Eu amo vc! Eu estou aqui!

Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.
Salmos 139:16

Abaixo segue um video mtooooo interessante sobre a laminina e a grandeza do universo.



domingo, 9 de dezembro de 2012

O nome de יהוה (YHWH) na cruz de Jesus


(Recentemente ouvi a pregação do pastor Lamartine a respeito do nome de Deus e resolvi ilustrar o que ele expôs).

No império romano era comum a crucificação como meio de punição. Quando alguém era condenado ficava dependurado no madeiro e se por acaso alguém quisesse saber qual fora o crime cometido pela pessoa, uma placa de madeira estava acima da sua cabeça indicando a causa de seu crime, nos três idiomas mais usados da região, descrevendo os crimes cometidos.

Quando Jesus foi condenado, Pôncio Pilatos escreve em hebraico, grego e latim a razão de sua pena: “Jesus Nazareno, Rei dos Judeus”, o que em latim ficaria “Iesu(a) Nazarenus Rex Iudaeorum” e na pronucia hebraica algo como “Yeshua HaNatzrati vMelech Yehudim", o que aborreceu e muito os fariseus presentes, que pediram encarecidamente que a placa fosse modificada, o que Pilatos se negou a fazer.

Qual a causa de tamanho aborrecimento por parte dos judeus? 
A causa foi um acróstico que se formou quando ele escreveu a sentença. Um acróstico são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase, é uma composição em verso, na qual, a primeira, e alguma vez, a última letra da linha é lida em ordem e forma um nome ou título.
Por exemplo: INRI é um acróstico das palavras escritas em latim “Iesu(a) Nazarenus Rex Iudaeorum”

No hebraico temos Jesus o Nazareno Rei dos judeus – Yeshua HaNatzrati vMelech Yehudim
 ישוע הנצרתי ןמלך היהודים (No hebraico se lê da direita para a esquerda).As iniciais usadas eram exatamente as mesmas usadas para pronunciar o nome sagrado de Deus יהוה (YHWH).

"E Pilatos escreveu também um título, e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.
E muitos dos judeus leram este título; porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim.
Diziam, pois, os principais sacerdotes dos judeus a Pilatos: Não escrevas, O Rei dos Judeus, mas que ele disse: Sou o Rei dos Judeus.
Respondeu Pilatos: O que escrevi, escrevi".
João 19:19-22


Há Yehudim vMelech HaNazarei Yeshua

O que nós não vemos em nossas traduções é que o acróstico formado pelas primeiras letras de cada palavra forma o nome de Deus (YHWH)!


O hebraico se lê da direita para a esquerda. O nome de Deus יהוה (YHWH) é algo tão sagrado para os judeus, que eles não o pronunciam; entretanto, na leitura pública das Escrituras, eles o substituem por ADONAI - YHWH é para eles um nome impronunciavél.

יהוה (YHWH) é um tetragrama composto das letras hebraicas yod, he, vav, he.
Abaixo segue um quadro com seu equivalente no hebraico antigo.


Yod significa "mão", he é o sopro de Deus, vav significa "prego". Deus estava revelando Jesus em seu nome יהוה.  O nome de YHWH está dizendo: Jesus é o próprio Deus que foi pregado com suas mãos na cruz a fim de resgatar o homem. 

Quando Deus mudou o nome de Abrão para Abraão ele coloca a particula he ה em seu nome e no nome de Sara. Note: 
E não se chamará mais o teu nome Abrão (אברם) mas Abraão (אברהםserá o teu nome;
Gênesis 17:5

A Sarai tua mulher não chamarás mais pelo nome de Sarai (שרי), mas Sara (שרה) será o seu nome. 
Gênesis 17:15
A partir da mudança do nome de Abraão, Deus gerou vida e Sara ficou grávida. A partícula he em seu nome simbolizava a aliança que Deus estava fazendo com Abraão cujos descendentes se tornariam a nação de Israel.

Em Apocalipse 1:8 Jesus diz: "Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso". Alfa e Omega corresponde ao alfabeto grego, o equivalente em hebraico seria dizer que ele é o א Aleph e o Tav ת. Aleph significa força e é representado pela cabeça de um touro, tav é representado por uma cruz (vide quadro acima).
O tempo todo Deus está se revelando ao homem e confirmando a natureza divina de Jesus.