segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Simbologia do Tabernáculo

Quando o povo de Deus recebeu a lei, não sabia ainda o que realmente o Senhor estava preparando. Porém como está escrito em Hebreus 8: 5, uma sombra das coisas divinas.
O antigo israelita entendia que o pecado tinha de ser pago com o sangue, a própria vida, o que levava a um substituto animal, cujo sacrifício seria no lugar do homem. Este símbolo principal era uma figura do grande sacrifício que viria, um único e de solução permanente: JESUS


As simbologias do Tabernáculo e da Lei:
Tabernáculo: própria presença de Deus. O cristão do novo testamento, pois o Espirito Santo habita nele
Santo dos Santos: representa o céu, figura da presença de Deus
Arca da Aliança: sinal máximo do pacto de Deus com o homem, possuía anjos olhando para sua base, observando a redenção humana. É o lugar onde a Lei (dez mandamentos) encontra a misericórdia.
Véu: separava o Santo dos Santos, figura da separação existente entre Deus e os homens. Rasgou-se quando Jesus morreu (Mt 27:51)
Candelabro: as luzes podem simbolizar a presença dos sete espíritos de Deus, ou seja, os aspectos do Espirito Santo.
Mesa da Proposição: simboliza a gratidão a Deus pelo sustento diário. Jesus é o pão da vida.
Altar do Incenso: significa a oração que dura para sempre, a intercessão do Espirito.
Altar do Holocausto: símbolo do sacrifício e morte de Jesus Cristo.
Bacia de Bronze: significa purificação na busca de Deus, santificação e limpeza do pecado
Sumo Sacerdote: fazia a intermediação entre Deus e o homem. Jesus é o mediador  definitivo para que todos tenham acesso ao Pai.

A Madeira de Acácia e o Ouro

O tabernáculo foi construído basicamente de dois materiais: ouro e madeira de acácia. A acácia é uma madeira pesada e dura, quase indestrutível pelo tempo ou pelos insetos. Por isso ela foi excelente para o uso longo do tabernáculo. A indestrutibilidade dessa madeira representa também que a humanidade de Cristo era incorruptível, nem o pecado e nem Satanás podendo atingir a Cristo, João 14.30; Lucas 1.35; Atos 2.31 (Salmos 16.10).

Se o ouro significa a divindade e a madeira de acácia representa a humanidade, temos uma figura perfeita de Cristo. A divindade, pois Emanuel é “Deus conosco”

As Cores do Tabernáculo:

Tudo no tabernáculo tem uma cor, seja o ouro, a prata, o cobre, as peles de animais, as pedras de engaste, ou a madeira. As cores são: azul, púrpura, carmesim e a branca do linho fino.

Azul é a cor dos céus, portanto aponta o caráter e a natureza de Cristo como Sumo Sacerdote.Como Cristo veio dos céus, voltou aos céus e está hoje intercedendo pelos seus à destra do Pai (Rm 8.34), os em Cristo têm uma vocação celestial (Hb 3.1), uma cidadania celestial (Jo 3.3-6; Hb 11.16), e uma herança celestial (I Pd 1.4).
Púrpura é a cor dos reis (Mc 15.17,18), portanto essa cor manifesta a verdade que Cristo é o Soberano e tem toda a glória dessa posição Real. Cristo foi profetizado para ser o Príncipe da Paz e reinar “do trono de Davi, cujo principado e paz não haverá fim” (Is 9.6,7).

A cor carmesim, pelas escrituras, e especialmente quando se refere ao Cristo, manifesta o Cristo Sacrificatório e a Sua humildade.

A cor carmesim, para os usos no tabernáculo, foi conseguida do corpo da fêmea do “coccus ilicis” um verme, (a palavra hebraica para escarlata e carmesim). Nisso entendemos que a cor carmesim no tabernáculo aponta tanto à humilhação de Cristo quanto à Sua morte. O fato que o carmesim fazia parte dos sacrifícios, entendemos que é o sangue de Cristo que lava-nos de todo o pecado.

A cor branca do linho fino é emblemática da perfeição, pureza, e santidade de Deus em Cristo, e aos que são lavados no sangue de Cristo.

A cor branca refere-se ao efeito da obra de Cristo no lugar do Seu povo. Ele os faz perfeitos, santos e justos, propícios para serem na presença de DeusDeus veste Seus sacerdotes de justiça, como são vestidos os sacerdotes do tabernáculo.

Mãe de todas as prostituições- Babilonia

Todas as religiões falsas do mundo têm sua origem em Babilônia.

E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra. 
Apocalipse 17:5

Ninrode era neto de Cão, o filho amaldiçoado de Noé. Ninrode vem do heb. marad = “rebelar-se”. A tradução literal do seu nome poderia ser: “vamos nos revoltar”.
Ele fundou um reino EM OPOSIÇÃO ao reino de Deus e chefiou a construção de uma torre (Babel), e de uma cidade – Babilônia – onde se originou todo o sistema anti-Deus.

Vamos entender um pouco sobre o mito do deus sol:
A bíblia conta que um dos filhos de Noé, aquele que riu de sua nudês, Cã (ou Cão) após ser amaldiçoado pelo pai por ter zombado de sua nudez quando Noé estava embriagado, teve filhos. Um deles, chamava-se Cuxe que por sua vez, tomou por mulher Semiramis, e com ela, teve um filho chamado Ninrode.

Ninrode
Ninrode ficou biblicamente conhecido como o primeiro poderoso da terra, tomou como esposa a própria mãe, Semiramis e foi o construtor da torre de Babel, em respaldo de que a humanidade jamais seria novamente tragada pelo dilúvio. Ele pretendia reunir a humanidade em um só lugar. Neste tempo todos falavam uma só língua e seu objetivo era exercer domínio sobre todos.

obelisco egípcio
Ninrode foi morto por seu tio avô Sem (filho de Noé, irmão de Cão). Este o esquartejou e separou seus pedaços, dando fim a sua enorme maldade, e rebelião.
Ninrode foi morto esquartejado, assim como seu correspondente na cultura egipcia: Osiris. A história diz que Osiris teve seu corpo esquartejado e os pedaços separados por Sete (que não era seu tio avô, mas seu irmão, o que não anula o grau de parentesco). A deusa Isis então, viajou a procura dos pedaços.
Quando Ninrode foi morto, Semiramis tinha todas as partes do seu corpo, com exceção de uma parte que não pôde ser encontrada. Essa parte que faltava era o seu órgão reprodutor. Os obeliscos que vemos até hoje são representações do pênis perdido e não circuncidado de Ninrode.

Semiramis disse ao povo da Babilônia que Ninrode havia subido aos céus para assumir seu lugar de deus sol. Disse também que ele se faria presente na Terra sob a forma de uma chama, se vela ou lâmpada, quando usados na adoração (a chama da liberdade).

Com a morte de Ninrode, Semiramis disse que ele ascendeu aos céus e a engravidou com os raios de sol. Semiramis alegou que ela foi concebida imaculada.
O filho que ela deu à luz foi chamado Tamuz no dia 25 de dezembro, no solstício de inverno.
Tammuz, tornou-se caçador. Todos acreditavam que ele era imortal, porém, quando Tammuz tinha 40 anos, foi morto por um porco selvagem. Semiramis então proclamou 40 dias de luto correspondente aos 40 anos de vida de Tamuz. Durante este tempo, nenhuma carne era para ser comida.
Quando Tamuz foi morto por um porco selvagem, seu sangue caiu no toco de uma árvore verde, e do toco cresceu uma árvore durante a noite. Isso fez com que adoradores venerassem a árvore verde sagrada com o sangue de Tamuz.


A letra inicial de "Tam-Muz" foi escrita em hebraico como um sinal vertical da cruz e foi pronunciado como "Tau". Assim, o sinal da cruz foi a letra inicial do deus babilônico "Tamuz", ou Baco ou Ninrode. Babilônios tinham que fazer o sinal do "T" na frente de seus corações, quando eles o adoravam. Eles também comeram os bolos sagrados com a marcação de um "T" ou cruz no topo. O sinal da cruz foi, portanto, usado como um símbolo sagrado mágico para afastar o mal.

Quando Semiramis morreu anos depois, ela foi tida como a rainha dos céus, ela ascendeu aos céus e os deuses a trouxeram de volta em um ovo gigante que aterrisou no rio Eufrates.
Isso era para ter acontecido no momento da primeira lua cheia após o equinócio da primavera.
Semíramis tornou-se conhecida como Ishtar que deu origem a palavra "Easter" (Páscoa) e Este (onde nasce o Sol) "Ishtar" que é pronunciado como "Easter".
Easter, a deusa da fertilidade com seus seios de fora transformou um pássaro em um coelho que põe ovos para proclamar a sua divindade.
Osiris, Horus e Isis

Semiramis era agora adorada como a "Mãe de Deus e Rainha dos Céus". Todo ano, no primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio da Primavera, uma celebração era feita. Foi chamado Domingo de Ishtar. Ela também proclamou que, como Tammuz foi morto por um porco, um porco deveria ser consumidos nesse domingo.
Os 40 dias de luto de Tamuz correspondem a quaresma e o domingo da ressurreição corresponde ao domingo de ressurreição de Semiramis.

deusa egípcia Isis, e Maria
No túmulo de Tamuz, no Vale de Hinon, seus adoradores costumavam oferecer virgens ao seu altar, os sacerdotes as engravidavam e 1 ano depois sacrificavam seus bebês de 3 meses nesse altar e pintavam um ovo com o sangue dos bebês. Em algumas tradições só se permite a cor vermelha nos ovos de pascoa e comem presunto para representar o porco que matou Tamuz.


Quando Deus confundiu as línguas em Babel, os homens se espalharam pela terra, porém o culto a trindade babilônica permaneceu.
Semiramis se tornou conhecida como Isis, Diana, Artemis. Astarte, Cybele,  nomes diferentes devido às diferenças agora em todas as línguas.

E levou-me à entrada da porta da casa do SENHOR, que está do lado norte, e eis que estavam ali mulheres assentadas chorando a Tamuz.
E disse-me: Vês isto, filho do homem? Ainda tornarás a ver abominações maiores do que estas.
E levou-me para o átrio interior da casa do SENHOR, e eis que estavam à entrada do templo do SENHOR, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do SENHOR, e com os rostos para o oriente; e eles, virados para o oriente adoravam o sol.
Ezequiel 8:14-16


Em Roma vemos o mesmo deus Mitra que era cultuado como o deus sol, cujo touro sacrifical representava a lua. Como a prática da santa ceia, Ceia esta que era praticada nas religiões mitraicas, onde se comia o pão e o vinho, em honra ao corpo e o sangue sacrifical de mitra e do touro sagrado por ele morto. Inclusive, o dia de seu nascimento é 25 de dezembro, data esta do que diz-se que cristo nasceu (diz-se, pois a bíblia, livro texto do cristianismo, não contém sequer registro do dia do seu nascimento).

Afrodite, Zeus e Eros; Osiris, Horus e Isis; Maria, menino Jesus e Jose
Israel seguia o calendário lunar, porém Julio Cesar adotou o calendário solar desenvolvido na Babilônia com 4 quadrantes, estabelecendo os solstícios e os equinócios.
Os mais eruditos sabem, que a igreja católica foi fundada do pó das ruínas do Império Romano, então dominador e que absorvera as culturas pagãs para se fortalecer, e assim, estabelecer o domínio das massas. Constantino era adorador do deus sol, a fim de obter o domínio do povo estabeleceu a adoração a Cristo de acordo com as festas pagãs em adoração ao deus sol.
Logo depois, o Papa Gregório  também adotou o calendário babilônico em adoração ao deus sol.

Com uma percepção aguçada, podemos perceber a evidente relação entre estas divindades. A adoração ao deus sol (Tamuz) que é citada na bíblia, é a mesma prestada a Horus (ou Rá), deus sol na cultura egípcia. Visto que Isis (Semiramis, como já explicado e demonstrado anteriormente) é ninguém menos que sua mãe, e aparece amamentando Horus (Tamuz).


Egito: Isis, Horus
Alemanha: Herta
Escandinávia: Disa
Astecas: Tonatzin
Sumérios: Inana
Romanos: Jupiter, Venus
India: Krishna
Israel: Astaroth, Baal
Gregos: Afrodite