sábado, 16 de junho de 2012

Como saber se é a pessoa certa?

Muitas pessoas carregam no coração uma grande dúvida com relação à vida sentimental. Ou seja, como saber se esta ou aquela pessoa é a que Deus separou para mim? Como saber se este namoro é de Deus? Estas dúvidas invadem o nosso coração e as incertezas no relacionamento muitas vezes geram ansiedades, desgastes, brigas, confusões, desavenças e não constroem uma ralação saudável e abençoada. Venho fornecer algumas dicas a este respeito. São dicas baseadas em experiências e orientações contidas na Palavra de Deus.

1ª dicaOs Frutos - Como disse Jesus, uma boa árvore se conhece pelos frutos “Portanto, pelos seus frutos o conhecereis” (Mateus 7:20). Assim, veja se o rapaz ou a moça é um servo de Deus, analise o seu comportamento, a sua vida com o Senhor. Cuidado, pois existem muitos lobos vestidos de ovelhas. Certa vez conheci uma jovem que namoravam um rapaz e chegaram a ficar noivos. No começo ele a acompanhava no trabalho da igreja. Depois que ficaram noivos, disse que precisavam dar um tempo da igreja e começou a querer impedi-la de exercer seu ministério. Ou seja, começou a apresentar maus frutos. Então ela decidiu terminar o namoro embora gostasse muito dele. Melhor fazer a vontade de Deus do que fazer a vontade dos homens, não é mesmo?

Assim, ao namorar alguém precisamos verificar com atenção os seus frutos. É preciso tomar cuidado quanto a isto, pois muitas vezes, por estarmos envolvidos sentimentalmente, não prestamos a atenção neste aspecto. Criamos uma certa ilusão e nos esquecemos de analisar os frutos da pessoa. Por este motivo, analise friamente os frutos da pessoa que está se envolvendo. Veja a sua vida na igreja e especialmente em casa, se é um bom filho ou boa filha, analise também o seu comportamento profissional, etc. É muito fácil ser cristão na igreja, os verdadeiros frutos são revelados no dia a dia, nos bastidores.

2ª DicaA paz - A Palavra de Deus diz que a “paz” deve ser o árbitro em nossos corações “Seja paz de Cristo o árbitro em vosso coração” (Col. 3:15). O árbitro é aquele que resolve uma questão, que direciona. Ou seja, a paz deve ser o indicativo se o relacionamento é ou não da vontade de Deus. Assim, se o namoro é algo que rouba paz, que leva a pessoa a ficar distante de Deus, que traz inquietação, perturbação, cuidado pois há algo de errado. Lutas e obstáculos sempre existirão, enfim, lutas externas e até desentendimentos esporádicos causados por diferenças de opiniões. Todavia, se o relacionamento rouba a sua paz interior, especialmente a sua comunhão com Deus é um grande indício que de o Senhor não está nesse relacionamento.

3ª dicaÉ paixão ou amor? - Um outro aspecto relevante é questão da diferença entre amor e paixão. Às vezes nos envolvemos numa paixão e nos machucamos achando que é amor. Paixão é algo avassalador, que nos leva a perder a razão, a lógica e até o temor de Deus. O amor, ao contrário, já é um sentimento maduro, consciente, nasce aos poucos, se desenvolve com o tempo e vai se fortalecendo diante das dificuldades. A paixão á algo passageiro, não resiste à distância, esfria, não espera. O amor, ao contrário, permanece “o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta” (I Cor. 13:07). O amor sabe esperar o momento certo para o sexo (o casamento). A paixão não, pois é pura emoção. Para exemplificar esta questão, cito, como exemplo, o sentimento de Amnon por Tamar (II Samuel 13) e o sentimento de Jacó por Raquel (Gênesis 29). Amnon se apaixonou por Tamar, sua irmã. Após ter tido relações sexuais com ela, a deixou friamente. Quantos jovens abandonam moças grávidas após satisfazer os seus desejos sexuais?! Jacó, por sua vez, amou a Raquel e o seu amor o fez esperar 7 anos até finalmente tê-la em seus braços. Além disso, trabalhou mais 7 anos para poder estar ao lado de sua amada definitivamente.

4ª dica Enriquecimento – A Palavra de Deus afirma que a benção do Senhor enriquece e não acrescenta dores (Prov. 10:22). O namoro que é da vontade de Deus traz um enriquecimento mútuo. Ou seja, traz um enriquecimento na área espiritual, profissional, familiar, etc. Deus que ama e cuida de nós certamente colocará alguém em nosso caminho que nos abençoe, que tenha algo de bom a acrescentar em nossa vida, que nos ajude a dar continuidade aos nossos sonhos. Lamento muito quando vejo jovens se envolvendo sentimentalmente com pessoas que nada têm a acrescentar em suas vidas. Ao contrário, são pessoas que surgem para roubar a paz, o futuro e para trazer dor e destruição. O namoro, em caso como estes, se torna um verdadeiro sofrimento.

5ª dica – Convicção – Jesus certa vez disse que a palavra do cristão tem de ser sim, sim ou não, não e que tudo o que passar disso é de procedência do maligno (Mateus 5:37). Neste caso, o namoro aprovado por Deus é algo certo, definido e não indeciso. Quando o relacionamento é envolto por inseguranças e incertezas, algo está errado e precisa ser revisto, pois a dúvida não procede de Deus. Por isso, ao relacionar-se sentimentalmente com alguém é preciso pedir ao Senhor a confirmação sobre o namoro. Se não houver certeza, ore bastante e busque a direção de Deus e se preciso for, abra mão do relacionamento antes que alguém se machuque.
Jamais se relacione com alguém sem que haja essa confirmação, essa convicção sobre os seus sentimentos. Entenda que um casamento é para toda vida. Afinal de contas, você está namorando pensando no futuro, fazendo planos para formar uma família. Se a sua visão é apenas ficar, passar o tempo, reavalie profundamente os seus conceitos, pois este não é o plano de Deus para o namoro.
Aos solteiros, aconselho a que não se atemorizem com o tempo, pois vale a pena esperar em Deus. E como descrito em Eclesiastes 3, existe um tempo determinado para todo propósito debaixo do céu. Assim, o melhor a fazer é buscar a Deus, crescer espiritualmente e profissionalmente. Enfim, adquirir maturidade em todos os aspectos para que quando chegar o tempo de construir uma família, você possa ter uma estabilidade espiritual, emocional e material.

Conclusão: Sempre digo uma frase aos jovens que pastoreio que aprendi com meu primeiro pastor e discipulador, Pr Daniel Burt : "Namoro é para completar e não para complicar sua vida". Pense nisso!!! Seu namoro está complicando sua vida com Deus? Sua vida na sua família? Sua vida da escola ou faculdade? Sua vida na Igreja e no relacionamentos com os amigos? Ou, seu namoro está te ajudando em todas estas áreas? 

Se tiver complicando em todas as dicas que citamos repense se vale a pena continuar. Reveja conceitos e valores. 

     Pr Mozart Lombardo - Coordenador e criador da REDE ARENA JOV da Igreja Sara Nossa Terra

Solteiro?

Dia dos namorados e você está solteiro? Não se desespere. Abaixo segue um estudo que fiz sobre o livro de Ester.


O livro de Ester narra a história de uma orfã que é escolhida p/ ser rainha. (Depois vcs leem todo o livro).

Mardoqueu tinha uma prima chamada Hadassa, que havia sido criada por ele, por não ter pai nem mãe. Essa moça, também conhecida como Ester, era atraente e muito bonita, e Mardoqueu a havia tomado como filha quando o pai e a mãe dela morreram. 
Ester 2:7

Ester era judia, ela fazia parte do povo escolhido do Deus vivo. Ela representa hoje a Igreja, nós somos o Israel de Deus.  Igreja aqui não entenda como a instituição, mas sim as pessoas em quem o Espirito de Deus habita.
Ester era bonita e atraente, não se trata somente da beleza física, mas sim da beleza de Deus, nós estamos exalando a beleza do caráter de Cristo? Ou as pessoas tem visto motivo de escândalo nas nossas atitudes e palavras?

A moça o agradou e ele a favoreceu. Ele logo lhe providenciou tratamento de beleza e comida especial. Designou-lhe sete moças escolhidas do palácio do rei e transferiu-a, junto com suas jovens, para o melhor lugar do harém. Ester 2:9

O eunuco do rei deu um tratamento especial a Ester, nós somos a igreja especial de Cristo, somos o povo especial de Deus e onde chegamos somos tratados de maneira especial por Deus.


Antes de qualquer daquelas moças apresentar-se ao rei Xerxes, devia completar doze meses de tratamento de beleza prescritos para as mulheres, seis meses com óleo de mirra e seis meses com perfumes e cosméticos. Ester 2:12

Os doze meses de tratamento representa o tratamento de Deus em nós. quando nos convertemos ainda trazemos o pensamento do velho homem, e alguns aspectos da nossa vida precisam ser "limpados", antes de ter um casamento abençoado, precisamos ter um tratamento com o oleo de mirra de Deus. Na antigüidade, a mirra era um presente designado para um profeta (a mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade). Existe um novo padrão a ser vivido com Cristo quando nascemos de novo. e esse padrão será para toda a eternidade.

Trazendo para a área sentimental, Deus tem o tempo de firmar nossa fé nele, de curar as feridas da alma, de nos colocar um novo óleo, uma novo proposito. O tratamento de Ester representa a nossa santificação. Poderíamos fazer uma analogia com o casamento da igreja com Cristo, mas pegaremos o exemplo no casamento com o cônjuge.  


Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. Gálatas 5:16-17

E como ser santo num mundo que exala a sensualidade? O que é santidade? Como conviver com os desejos do nosso corpo? Reprimi-los porque é pecado?

Vamos entender algumas coisas. Cristo nos leva a um novo padrão, o padrão de viver no Espirito, isso não significa não sentir mais desejo sexual, ou de pensar que sexo é algo sujo, mas sim  no que fazemos com esse desejo. 
A pureza não é simplesmente guardar os órgãos sexuais para o dia do casamento. Algumas pessoas casam "virgem" mas já fizeram de tudo, é o famoso namoro pentecostal: fogo puro com imposição das mãos, mapeamento corporal, línguas estranhas. Virgindade é diferente de pureza.

A tentação começa nos olhos, a imoralidade começa nos olhos, atualmente todos os filmes tem cenas de sexo, os comerciais apelam para a sensualidade, o Brasil é um pais em que se exalta o sexo. Tudo convida para que satisfaçamos os desejos da nossa carne. Mas a carne quando alimentada ela quer cada vez mais carne. Como vence-la então? 
Alimentando o espirito em jejum, oração, intimidade com Jesus, meditação na Palavra. Se vc alimenta um vc mata o outro. Olhos impuros terão relacionamentos impuros.


Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue. Hebreus 12:4

O pecados sexuais são os que mais tem afastado as pessoas no caminhar com Cristo, muitos nem tentam resistir e já dizem que é muito difícil que a carne é fraca, etc... Mas Deus tem o escape para a tentação. Não reprima a carne, se encha de Deus.
Muitos se enganam de que quando casarem poderão fazer o que quiser, mas a luta do casado permanece a mesma do solteiro. Ou vc vai levar o padrão da pornografia para sua casa? Os filmes pornográficos vendem a pirataria do que realmente é o sexo em Deus. Homem que vence a tentação se torna um marido fiel.
Deus criou o sexo, é algo bom, mas para ser desfrutado no casamento, envolve compromisso, amor, confiança e respeito. Sem uma dessas coisas a carne  toma o espaço que era para ser preenchido pelo Espirito.

Não se relacione com ninguém se não tem a intenção de casar. Casamento envolve compromisso, relacionamento, comunicação e família. Confie e espere em Deus. Ester recebeu a coroa real, se tornou rainha depois do longo tratamento a que foi submetida.
Algumas pessoas querem fazer um test drive antes do casamento para saber se vão ser compatíveis etc... Deus sabe dos nossos desejos e vai trazer alguém de acordo com o que precisamos.

"Qual pai, entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra?Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião?Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir! " Lucas 11:11-13

Deus une propósitos. O rei Assuero precisava de uma rainha e Ester tinha uma missão, de salvar seu povo. Deus vai nos unir a alguém que tem o mesmo propósito que o seu. 
Homens tenham uma missão, sejam fortes em Deus. Mulheres aprendam a amar e a cuidar das coisas de Deus.
Tem gente que quer se casar com alguém que ainda nem conhece o Senhor, isso se chama jugo desigual e é pecado, porque essa pessoa tem que vir p/ Deus por ela mesma e não como condição de ser seu parceiro. O jugo desigual é pecado porque alguém que não tem o mesmo propósito que o seu vai acabar afastando vc da sua missão. Ele vai querer as coisas da carne e vc as do Espirito, não vai dar certo. Lembre-se de Salomão que se aliou a mulheres estrangeiras e acabou corrompendo seu coração erguendo ídolos e desagradando a Deus.

Portanto, ore pela sua sexualidade e por sua pureza. Confie em Deus!

domingo, 10 de junho de 2012

Adultério

Estudo sobre adultério desenvolvido pelo pr Coty, a pregação toda pode ser ouvida no site www.orvalho.com



Conseqüências do adultério:

  • Marginalização Espiritual (perda de autoridade) 
  • Demonização do leito- perda de interesse sexual pelo parceiro 
  • Falta de comunicação entre os cônjuges 
  • Expõe sexualmente os filhos a uma perseguição espiritual: abusos, homossexualidade, etc 
  • Expõe o outro cônjuge a mesma situação (homens tendem a esconder, mulheres a falar) 
  • Afeta financeiramente a vida familiar 
  • Escândalo e decepção- o que se fez no oculto será apregoado nos telhados, virá a luz 

É necessário a confissão verdadeira para obter o perdão. Perdão do conjuge que cometeu o adultério e da pessoa com quem o conjuge cometeu adultério.

Algumas pessoas tendem a entrar numa negação obstinada, mentem escondendo o adultério, pois estão numa posição pastoral e podem até usar dessa condição para seduzir.

Davi na época de sair para a guerra ficou no palácio (ociosidade), viu Bate Seba (pornografia etc) trai seu guerreiro Urias e o mata (até onde um homem pode ir na tentativa de ocultar o adultério?). Sl 51

A pessoa enfraquece espiritualmente, mas Deus levanta um profeta, como levantou Natã para falar com Davi. O profeta foi extremamente importante nessa situação com o conselho e advertência de Deus. Não houve somente um adultério, mas tbm um homicídio. Apesar disso Deus trouxe restauração.


Enfrentando o adultério:

Prova da reputação: Agir com total transparência. O pecado do adultério deveria ser punido com a morte. Ao ser confrontado por Natã, Davi confessou e se humilhou diante de todos, expondo seu pecado. Poe esse motivo a sentença de morte q estava sobre ele, foi revogada. Enquanto a reputação fala mais alto do que a humilhação a pessoa nao chega a lugar nenhum.

Prova da posição: Rebelião de Absalão foi efeito colateral desse adultério. Ele rouba o coração do povo, mata o irmão por causa do estupro de Tamar. Absalão se deitou com as concubinas e isso queria dizer q ele mataria Davi. Então Davi fugiu do palácioÉ necessário abrir mão de algumas conquistas ministeriais e depender de Deus

Prova de Simei: Simei o acusava durante o caminho que Davi andava, atirando pedras e o amaldiçoando. Davi abaixa a cabeça e suporta a humilhação sem nenhum revide, pois sabia que era Deus o corrigindo. Existe um tempo de apedrejamento quando um adultério é cometido, representa toda a agressão verbal e espiritual que virá sobre ele, todos vão comentar.

Prova de Absalão: toda pessoa que trai vai provar desse mesmo veneno. Amargura destrói, quebrantamento restaura. Davi foi traído pelo filho, traído por uma pessoa que ele amava.

Davi suportou calado toda a correção de Deus e teve seu trono reconstituído e foi reconhecido como “homem segundo o coração de Deus” Deus sempre tem um plano para aquele que sai do plano. As perdas são grandes, mas Deus pode tratar no mais profundo.

Por quem Jesus morreu

Recentemente li um livro de John Owen chamado "Por quem Jesus morreu", um teólogo calvinista que viveu em meados de 1640.
Qual não foi minha surpresa em realmente me convencer que Jesus nos escolheu. O autor discute em vários argumentos que Cristo morreu por alguns e não por toda a humanidade. "dizer que Cristo morreu por todos os homens é a maneira mais rápida de provar que Ele não morreu por ninguém. Porque se Ele morreu em lugar de todos, e, contudo, nem todos são salvos, então Ele falhou em Seu propósito".

Na sua tese ele defende que Israel foi um figura que Deus usou como povo escolhido de que Jesus morreu apenas por sua igreja. eis um dos vários argumentos utilizados por Owen:

João 10: 11, 15-16, 27-28. Destes versículos fica bastante claro que:
i. Nem todos os homens são ovelhas de Cristo.
ii. A diferença entre os homens um dia será óbvia.
iii. As ovelhas de Cristo são identificadas como "aquelas que ouvem a voz de Cristo"; outros não a ouvem.
iv. Alguns que ainda não são identificados como ovelhas já estão escolhidos e se tornarão conhecidos ("outras ovelhas").
v. Cristo morreu, não por todos, mas especificamente por Suas ovelhas.
vi. Aqueles por quem Cristo morreu são os que Lhe foram dados pelo Pai. Ele não pode, então, ter morri do por aqueles que não Lhe foram dados.



Romanos 8:32-34. Destes versículos entendemos com clareza que a morte de Cristo pertence somente ao povo eleito de Deus e, também, que a intercessão de Cristo é somente em favor desse mesmo povo.
Efésios 1: 7. A partir deste versículo, podemos dizer que se o sangue de Cristo foi derramado por todos, então todos devem ter esta redenção e este perdão. Mas, certamente, nem todas as pessoas os possuem.

Isso nos coloca então em um impasse "Alguns podem refutar: se Cristo não morreu por todos, então não adianta pregar para todos, como nos é ordenado a fazer. O chamado feito aos homens para que creiam não é, em primeiro lugar, um chamado para crerem que Cristo morreu especificamente por eles, mas sim um chamado para crerem que não há outro senão Jesus pelo qual a salvação é anunciada . Os pregadores jamais podem saber quais são os eleitos de Deus entre as pessoas que se acham em seus auditórios. Precisam, portanto, convidar todos a crerem e prometer que tantos quantos fizerem isso serão salvos, pois há poder suficiente na morte de Cristo para salvar todos quantos crerem. Estes pontos devem ser suficientes para deixar claro que o evangelho precisa ser pregado a todos, embora nem todos serão salvos.

Definitivamente este se torna um livro interessante e digno de ser estudado com cuidado. "Uma vez que Cristo é recebido apenas pela fé, e visto que a fé é o dom de Deus para aquele a quem Ele quer dar, é claro que Ele não tem como propósito a salvação daqueles a quem Ele não dá a fé".

Fica a dica!